Conselho da Terceira Idade realiza pré-conferência no Santos Dumont

Assistência Social e Cidadania
28/05/2015 09h31

Na última quarta-feira, 27, o Conselho Municipal da Terceira Idade (CMTI) realizou mais uma Pré-Conferência no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) João de Oliveira Sobral, que reuniu grupos de idosos dos bairros Santos Dumont e Olaria. Esta foi a nona conferência livre promovida pelo CMTI.  O Conselho pretende percorrer 22 locais da capital sergipana que são considerados áreas onde a população idosa é maior. Nesses eventos haverá a escolha dos delegados que irão participar da Conferência Municipal.

“O nosso objetivo é sensibilizar o idoso sobre a importância de uma Conferência Municipal para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes que atendam melhor as necessidades. Foi importante o colegiado entender a necessidade de ir ao maior número de grupos de idosos possíveis para a escolha dos delegados e a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social nos concede todo o apoio logístico para que esses eventos aconteçam”, destaca a presidente do CMTI, Maria José Matos.

Grupos

Segundo a coordenadora do CRAS João de Oliveira Sobral, Patrícia Lobão, a realização do ciclo de pré-conferências que leva o Conselho para onde o idoso está é uma excelente iniciativa. “Tenho 48 idosos inscritos em nossos serviços e o CMTI vir até aqui foi uma excelente ideia. Conseguimos encher a casa. Ficamos felizes também com o quantitativo”, comentou a coordenadora.

O grupo de idosos do bairro Olaria, vinculado ao CRAS Terezinha Meira, também participou do evento. “Unimos os grupos dos dois CRAS nessa pré-conferência que tem como principal propósito conscientizar a pessoa idosa quando ao seu valor na sociedade e à construção de seus direitos”, afirma a coordenadora do Terezinha Meira, Nataly Martins.

Na oportunidade, a assessora para assuntos governamentais da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), Josilda Alice Monteiro, lembrou da importância de o idoso buscar o Conselho da Terceira Idade. “Vocês precisam entender que o CMTI existe para ajudar o idoso, orientando-o como buscar seus direitos”, ressalta Josilda, ratificando que a Semfas apoia o trabalho dos Conselhos na luta pela promoção de políticas públicas e construção de direitos.

Delegados

No Cras João de Oliveira Sobral, foram escolhidos dez delegados que irão para a Conferência Municipal, sendo cinco do grupo de idosos do Santos Dumont e a outra metade do Olaria. Os delegados participarão da construção de um documento que irá tratar sobre novas políticas públicas para o idoso.

”Vou aproveitar a chance de participar e dizer o que nós idosos passamos, principalmente em relação à mobilidade (transporte), pois ainda existe muito desrespeito”, diz a aposentada Maria José da Silva, 67 anos, escolhida como delegada pela primeira vez.