CCTECA promove evento para divulgar o Prêmio ABC

Educação
29/05/2015 16h09

Com o intuito de divulgar o Prêmio ABC, a L’Oréal, juntamente com a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), órgão vinculado a Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoverá no projeto Caféconsciência, o programa Para mulher na ciência. O evento acontecerá neste domingo, 31, às 18h40, em sua sede, localizada no Parque da Sementeira. O objetivo é desbravar novas descobertas do papel da mulher como cientista no Brasil.

O projeto da CCTECA é aberto ao grande público e acontece geralmente uma vez ao mês. As palestrantes convidadas farão um debate  com a comunidade em geral sobre temas importantes, tais como “A mulher em Física” e “Conversando sobre minha trajetória na carreira científica”, proferidas pelas Doutoras Susana Lalic e Josimari Melo de Santana.

“Atualizar a massa com informações pertinentes e ajudar a formar opiniões críticas sobre os assuntos debatidos serão os pontos chaves do evento”, conta a assessora administrativa da CCTECA, Jeany Oliveira.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a L'Oréal e a UNESCO, premia anualmente com uma Bolsa Auxílio Grant no valor de 20 mil dólares desde 2006, recém-doutoras brasileiras com projetos científicos de alto mérito a serem desenvolvidos durante 12 meses em instituições nacionais. O julgamento do mérito é feito por um júri composto de oito pesquisadores indicados pela Academia, um representante da UNESCO, um representante da L’Oréal, e presidido por um membro da diretoria da ABC. 

Sobre a CCTECA

A CCTECA Galileu Galilei é um projeto piloto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) implementado pela Prefeitura de Aracaju através do órgão SEPLAN e com consultoria da UFS. Atualmente a instituição encontra-se com uma unidade da SEMED  e funciona de terça à sexta de 9h às 12h e das 14h às 17h, aos sábados e domingos funcionando das 14h às 17h, no Parque da Sementeira. A visita ao complexo é aberta ao público gratuitamente e tem a duração, em média, de duas horas e meia. A visita é guiada por monitores (todos universitários) que explicam como funciona cada equipamento, qual o seu princípio de funcionamento e suas aplicações em nosso dia-a-dia.