João Alves assina ordem de serviço para primeira maternidade municipal

Saúde
01/06/2015 11h25

A Saúde de Aracaju sempre foi uma grande preocupação do prefeito João Alves Filho, que investe todos os recursos necessários para que a população tenha acesso a um serviço digno. Por isso, na manhã de hoje, 1º, o gestor municipal assinou a ordem de serviço para a construção da primeira maternidade municipal de Sergipe. O novo prédio será instalado no bairro 17 de Março num prazo de 365 dias, desafogando as maternidades estaduais existentes.

O novo prédio terá quatro pavimentos distribuídos numa área de cinco mil metros quadrados de extensão. O valor da obra está orçado em aproximadamente R$ 11 milhões e após concluída, será um marco na gestão da Saúde do Município.

Uma obra que envolve não apenas a necessidade da população, mas também a certeza de um governante que entende a situação do aracajuano que sofre com a superlotação nas maternidades Santa Isabel e Nossa Senhora de Lourdes. Essa última, inaugurada no Governo Estadual de João Alves para atendimento de partos considerados de alto risco. Hoje, pela falta de leitos em outras maternidades, a N. S. de Lourdes atende a todos os tipos de parturientes. Essa nova maternidade Municipal permitirá, então, a reestruturação da rede de Saúde.

De acordo com o prefeito João Alves, essa é uma obra bastante esperada porque existe uma carência de maternidades no Município. "Essa obra me sensibiliza muito, pois fui menino pobre e saía com minha mãe grávida caminhando do bairro Santo Antônio até o Cirurgia para uma consulta. Às vezes passávamos a manhã inteira e não conseguíamos atendimento", disse.

"Estamos numa crise com a falta de leito para parturientes e sabemos que o momento mais sublime é o nascimento de uma criança. Lamentavelmente nos últimos tempos não houve uma ampliação nas maternidades existentes. Por isso, vamos entregar ao povo essa obra que muito me realiza, pois sempre digo que se eu acabar o mandato e não tiver feito nada pela Saúde, não me realizarei como prefeito. Estamos ainda lutando para conseguir outros recursos e pleitear junto a Organização Mundial da Saúde um anexo para a maternidade, mas não quero me antecipar porque essa é outra parte", explicou o prefeito.

O secretário municipal da Saúde, Luciano Paz, revelou que acompanhará pessoalmente a obra, para que tudo seja entregue dentro do prazo previsto. "Mensamente faremos a medição junto à empresa contratada para que não haja atrasos e que as pendências sejam resolvidas. Essa obra aliviará um pouco mais as maternidades estaduais, melhorando o sistema", revelou.

O presidente do Sindicato dos Médicos de Aracaju, João Augusto Alves, destacou que a inauguração dessa nova maternidade é um avanço na Saúde Municipal e que "esse anúncio é positivo para a sociedade que sofre com a carência de leitos maternos, redirecionando o fluxo para que a Nossa Senhora de Lourdes atenda realmente apenas os partos de alto risco".