Mais de 600 procedimentos oftalmológicos foram realizados este ano

Saúde
01/06/2015 14h34

Desde o mês de setembro do ano passado, a Saúde de Aracaju vem realizando mutirões oftalmológicos, beneficiando pacientes que aguardam na fila do SUS na capital. Os pacientes, agendados previamente por suas respectivas Unidades de Saúde da Família, são encaminhados até o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Augusto Franco, onde realizam as consultas marcadas. Somente este ano, já foram feitos 10 mutirões e mais de 600 procedimentos oftalmológicos realizados.

Segundo o coordenador da Rede de Atenção Especializada da Saúde de Aracaju, José Soares de Melo Neto, o resultado dos mutirões foi satisfatório. “Temos uma procura que cresce constantemente e os mutirões são uma forma de atender as pessoas que aguardam na fila de espera. Ano passado, iniciamos a ação em setembro e foram feitos quase 600 procedimentos, este ano devemos ampliar estes números", explicou.

Ainda segundo Soares, os mutirões devem acontecer até que se consiga reduzir a fila de espera a números aceitáveis.

Os mutirões foram planejados através do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) e da coordenação dos Centros de Especialidades Médicas. Paralelo aos mutirões, o Município mantém, além dos atendimentos no Cemar, contratos com prestadores como clínicas e hospitais.