Alunos da EMEI Benjamim Alves de Carvalho participam de atividades do Projeto Livros nas Praças

Educação
01/06/2015 15h34

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Benjamim Alves de Carvalho participaram na manhã desta segunda-feira, 1º de junho, das atividades da biblioteca volante do Projeto Livros nas Praças, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que esta semana se encontra na Praça do Museu, localizada na Avenida Desembargador Antônio Gois, Bairro Coroa do Meio.

A professora Ilná Lobo, que integra o suporte pedagógico da EMEI Benjamim Alves, disse que as crianças estavam se divertindo bastante com as atividades desenvolvidas pelo projeto, a exemplo da contação de histórias e o manuseio de livros de literatura infanto-juvenil. 

Ela ressaltou que o projeto é desenvolvido dentro de um ônibus adaptado como uma biblioteca volante, com as presenças de monitores e contadores de histórias. "A ideia dessa iniciativa é basicamente democratizar junto as crianças o acesso ao mundo literário e conscientizar sobre a importância do livro e da leitura", destacou.

Integrante do Grupo Teatral Sherazzade, Dan Barreto disse que a equipe está participando do projeto como convidado e com a missão de incentivar as atividades de leitura por meio da contação de histórias. "Tenho percebido que as crianças da rede municipal de ensino têm se encantado com as atividades", afirmou.

A importância do ensino-aprendizagem é outro fator observado por Dan Barreto, que salientou que as atividades desenvolvidas pelo projeto tratam também de questões como o meio ambiente e cultura e paz, além do respeito, ética e amizade. "Na verdade, estamos fazendo um resgate do hábito de contar histórias para as crianças", concluiu.

Entenda o projeto

Coordenadora de Arte-Educação da Semed, a professora Sheila Costa explicou que o Projeto Livros nas Praças começou na Praça Camerino, depois foi para o Bairro Santa Maria e agora se encontra na Coroa do Meio. As ações acontecem durante cinco dias por semana em uma localidade da capital  e conta com alunos da rede municipal.

Ela conclui observando que o referido projeto - que funciona como um espaço de leitura e oferece empréstimos gratuitos de livros mediante cadastro feito na unidade móvel - é uma parceria da Semed com a Petrogal-Brasil, empresa portuguesa do Grupo Galp Energie, por meio da VR Projetos Culturais e Sociais Transformadores.