Suíssa ganhará nova sede da USF Amélia Leite

Infraestrutura
11/06/2015 11h12

"A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". Este texto corresponde ao artigo 196 da Constituição Federal de 1988 e tem sido um dos pilares que norteiam os investimentos da atual gestão da Prefeitura de Aracaju em obras que ampliam a Rede de Saúde da capital.

Com quatro Unidades de Saúde da Família (USF) em obras, o que totaliza cerca de R$ 3,5 milhões, a PMA constrói novas sedes para as já existentes e ergue unidades médicas em locais em que ainda não possuíam. São investimentos de grande impacto social que criam uma rede de proteção social, ampliando a medicina preventiva e a atenção primária à população e aumentando o número de atendimentos.

O bairro Suíssa é um dos locais contemplados com uma nova sede para a USF Amélia Leite. A obra está orçada em mais de R$ 660 mil em recursos próprios e terá uma área construída de aproximadamente 440 m², dividida em sete consultórios com sala de esterilização, farmácia, consultório odontológico, acolhimento, salas específicas para vacina, curativo e aerossol, compartimentos administrativos, espaço para reuniões e recepção. A parte externa terá estacionamento, jardins e áreas verdes. Outro ponto importante da obra são os acessos adequados para pessoas portadoras de deficiência.

Além desta obra, a PMA realiza construção outra unidade de saúde no Bugio, Ponto Novo e Santa Maria. Fruto de convênios entre a PMA e o Governo Federal, todas as USFs estão sendo construídas de acordo com a legislação sanitária e atende às normas contratuais fixadas pelo Ministério da Saúde.