Prefeito anuncia reajuste salarial dos funcionários municipais

Fazenda
12/06/2015 15h10

O prefeito João Alves Filho anunciou o reajuste salarial do funcionalismo público municipal em 5%. O aumento salarial foi divulgado na manhã de hoje, 12, durante entrevista coletiva no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, e revelou a preocupação da Administração em priorizar o servidor. A secretária municipal de Governo, Marlene Calumby, apresentou uma retrospectiva de todos os investimentos que a gestão do município realizou nos últimos anos em benefício dos funcionários.

Em meio à crise financeira nacional das prefeituras, causadas pelo repasse praticamente insignificante do Governo Federal aos cofres municipais, João Alves se comprometeu que, caso seja aprovada a revisão do Pacto Federativo e a arrecadação de Aracaju consequentemente aumente, o reajuste salarial será revisto. O prefeito destacou, ainda, que foi após muito esforço da equipe econômica que se fez possível a concessão do reajuste de 5%, diferentemente do Governo Federal e do Estadual, embora o motivo não seja falta de interesse em beneficiar o servidor, mas sim a situação financeira difícil em todo o país.

"Pela primeira vez, em três anos à frente do Governo Municipal, estamos dando um reajuste abaixo da inflação. Não considero o aumento salarial dos servidores ideal, mas infelizmente não posso assumir um compromisso de dar um reajuste maior e depois não conseguir pagar. Essa é uma preocupação que tenho com os meus colegas de Administração e me comprometo que, caso a arrecadação do Município aumente, os salários também serão reajustados", disse o prefeito, explicando que já faz parte de uma comissão que está em busca da melhor repartição do bolo tributário.

"A Federação fica com mais de 60% dos tributos arrecadados, repassando para as Prefeituras míseros 6%. Fui eleito representante dos prefeitos do Nordeste e apresentei na Câmara Federal propostas que melhoram a arrecadação dos Municípios, sem onerar os cofres públicos da União. O relatório está para ser votado em no máximo 60 dias, e, caso sejam aceitas nossas sugestões, as finanças Municipais melhorarão e o reajuste salarial dos servidores também será maior. Serei um dos relatores da Comissão, por isso acredito que as ideias apresentadas serão acatadas", relatou.

O prefeito ainda ponderou que desde o primeiro momento de Governo há um diálogo aberto e contínuo com todos os funcionários. "Criamos uma Comissão Permanente de Negociação e recebemos os sindicatos a qualquer dia. Por isso, peço a compreensão dos servidores, pois acredito que teremos a resposta do Congresso Federal em alguns dias. Provamos nesses três anos de gestão que respeitamos o funcionalismo municipal, inclusive pagando dívidas que há anos não foram quitadas por governos anteriores", concluiu.

Confira a retrospectiva de todos os reajustes salariais dos servidores municipais desde 2013