Escolas da rede municipal realizam eleições para conselheiros escolares

Educação
17/06/2015 15h05

Teve início na manhã desta quarta-feira, 17, as eleições para conselheiros escolares nas unidades de ensino da rede municipal de Aracaju. O pleito está sendo coordenado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), que está mobilizando todas as 73 escolas. A votação está prevista na lei complementar nº 121/2013, que possibilita a autonomia na gestão administrativa, financeira e pedagógica das unidades escolares, conferindo agilidade à eleição dos conselhos e da direção escolar.

A coordenadora de Gestão Escolar da Semed, Marpessa D´Avila, explicou sobre a importância da eleição dos Conselhos Escolares. "O conselho tem uma enorme representatividade, pois conta com a participação de alunos, pais, professores e servidores. É um órgão que contribui com a administração escolar de maneira consultiva, deliberativa e fiscalizadora", ressaltou.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Freitas Brandão, localizada no bairro Suíssa, as eleições começaram cedo. Logo pela manhã, de acordo com a diretora Karine Belchior, muitos pais marcaram presença. "Tivemos uma grande presença dos pais que fizeram questão de votar e eleger o novo conselho escolar", comentou.

Para a diretora, a presença do conselho na escola é fundamental para dar mais dinâmica às decisões administrativas e pedagógicas. "Aqui temos um conselho muito atuante. Realizamos diversas reuniões ordinárias e outras extraordinárias visando debater questões que envolvem toda a escola", registrou Karine. O Conselho Escolar, que tem um mandato de dois anos, é composto por quatro representantes, sendo: alunos, pais, magistério e servidor técnico administrativo.

A professora Helena Raquel, polivalente na EMEF Freitas Brandão, elogiou o processo de eleição. "Essa é uma oportunidade que temos para escolher bons representantes e que eles levem as demandas para a direção da unidade de ensino, assim como para a secretaria", disse. Quem também parabenizou a iniciativa foi Ana Cássia, mãe de um dos alunos. "Gostei muito. Quero ver a escola ficar cada vez melhor", pontuou.

Nova gestão democrática

Criado na administração da secretária Municipal de Educação, professora Marcia Valéria Lira Santana, o novo modelo de gestão democrática, definido pela lei complementar nº 121/2013, possibilita a autonomia na gestão administrativa, financeira e pedagógica das unidades escolares, conferindo agilidade à eleição dos conselhos e da direção escolar.

Conselho Escolar

O conselho escolar é um órgão colegiado formado por representantes dos segmentos da comunidade escolar, pais de alunos, alunos maiores de 14 anos, professores, servidores e diretor das unidades de ensino, que tem como objetivo deliberar sobre questões de ordem financeira, pedagógica e administrativa da escola, como também, eleger a direção escolar para o ano de 2014 em diante.