Centro-Dia promove festejo junino para pessoas com deficiência e familiares

Assistência Social e Cidadania
22/06/2015 16h51

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) promoveu o I Forró do Centro-Dia, unidade da proteção social especial para pessoas com deficiência, na manhã desta segunda-feira, 22. O festejo reuniu usuários e familiares na sede do Centro.

A festa contou com a visita dos Anjos da Enfermagem, grupo de acadêmicos que buscam – por meio de visitas a hospitais – humanizar o trabalho dos enfermeiros. “O nosso objetivo é humanizar a enfermagem. Visitamos o Hospital de Urgência de Sergipe e, através de brincadeiras, levamos carinho e amor aos pacientes. Nosso foco de trabalho são as crianças com câncer, mas recebemos o convite para estarmos nesse evento e adoramos participar desse momento”, revela Mônica Novaes, voluntária do grupo Anjos da Enfermagem.

De acordo com a coordenadora do Centro-Dia, Jacqueline Guimarães, a festa foi realizada para proporcionar alegria aos usuários. “Queremos dar esse momento de alegria aos nossos usuários que são dádivas de Deus. E a participação das famílias é essencial porque o Centro-Dia trabalha não só com a pessoa com deficiência, mas também com a família porque ela é a base, o espelho. O que orientamos aqui as famílias têm que dar continuidade. Ensinamos autonomia, socialização e esse trabalho tem que continuar dentro de casa”, destaca a coordenadora.

Centro-Dia

Atualmente, cerca de 20 pessoas com deficiência recebem orientação e apoio técnico, inclusive a domicílio, no Centro-Dia. A coordenação do Centro espera que até o mês de julho o número de usuários cresça em 50%.

“Em julho, provavelmente teremos cerca de 30 usuários no Centro, sendo três atendidos a domicílio e estamos de braços abertos para receber outros que precisem de nosso serviço. Basta ir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência e solicitar. Nós também fazemos a visita domiciliar com nossas técnicas (psicólogas e assistentes sociais)”, diz Jacqueline, coordenadora da unidade, lembrando que o Centro-Dia possui veículo próprio para atender ao serviço.

O Centro-Dia é voltado para pessoas com deficiência, que devido à situação de dependência de terceiros, necessitam de apoio para a realização de cuidados básicos da vida diária, como arrumar-se, vestir-se, comer, fazer higiene pessoal e locomover-se. A unidade também tem o desenvolvimento pessoal e social como foco, a fim de que a pessoa com deficiência leve a vida de forma mais independente possível, favorecendo a integração e a participação do indivíduo na família, no seu entorno, em grupos sociais, dentre outros.