Turistas se encantam com estrutura do Centro Cultural

Cultura
22/06/2015 22h08

O Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recebeu na tarde desta segunda-feira, 22, um grupo formado por cerca de 30 visitantes. Vindos de Salvador, Bahia, o grupo que há oito anos viaja por todo o Brasil tem como ponto de parada obrigatório a cidade de Aracaju, pelo menos duas vezes ao ano.  Fernando Costa, que lidera as viagens, explica que o grupo foi formado por amigos em 2007 com a finalidade de conhecer diferentes partes do Brasil, em especial o nordeste. "A meta sempre foi visitar ao menos uma vez ao ano alguns locais. A capital sergipana, desde o início, por tudo o que representa em beleza e carisma da população, está em nosso itinerário a cada semestre" disse.

O grupo que chegou no último sábado, 20, nunca havia entrado na antiga Alfândega. O prédio construído em 1928 chamou a atenção não apenas por sua arquitetura, mas principalmente pela adequação dos espaços, que hoje dão vida ao Centro Cultural.

Lourdes Ferreira, falou estar extasiada com a obra e disse jamais imaginar que o prédio abandonado se transformaria nesse espaço fomentador de cultura. "Sempre que vinha à Aracaju, ficava tentando adivinhar como seria o prédio por dentro, mas jamais pude imaginar que era tão lindo" completou. 

O Centro Cultural de Aracaju, inaugurado em 22 de outubro do ano passado, entrou para o roteiro turístico da capital, proporcionando não apenas aos aracajuanos mais um bem cultural, mas também aos agentes de turismo um novo local para se conhecer. "O funcionamento às segundas-feiras é o grande diferencial do espaço, o que facilita muito o nosso trabalho, já que os Museus estão fechados" disse o guia de turismo Paulo Oliveira.

Entre os espaços visitados a sala da Cultura Popular Mestre Euclides, Biblioteca Mário Cabral e Museu Prefeito Viana de Assis, onde está exposta a mostra junina Tradição e Música chamaram a atenção de Durval Peixoto, que viaja pela primeira vez com o grupo. "Comparado com outros patrimônios espalhados pelo nordeste, a organização de todo o prédio é maravilhosa. Tanto a parte física, como também todo o atendimento prestado pelos guias da unidade está de parabéns" finalizou o baiano, que promete voltar mais vezes.

Além da visita aos espaços, o grupo assistiu ainda, o curta Cidades de Fogo, do jornalista Pascoal Maynard, que conta como vivem e trabalham os fogueteiros da cidade de Estância.  O Centro Cultural de Aracaju funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sempre com visitas guiadas.