Funcaju avalia sucesso do Fórum de Forró

Cultura
24/06/2015 01h16

Durante três dias o Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Funcaju, foi palco do maior encontro sergipano em prol da valorização da música nordestina: O Fórum de Forró. Realizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), há 14 anos, o Fórum deste ano trouxe uma programação diversificada, o que fez com que dezenas de pessoas lotassem o espaço todos os dias. Além das homenagens aos cinco artistas sergipanos, mostra audiovisual composta por longas que traziam a temática nordestina, exposição, apresentação de quadrilhas juninas e trios pé-de-serra garantiram a diversão.

Segundo a diretora de eventos da Funcaju, Graça Barreto, o Fórum desse ano foi realizado de uma forma diferente, mas sem fugir do objetivo que é provocar um debate sobre a importância da nossa cultura, enaltecendo a música nordestina.

 "Este ano o Fórum foi sediado em nossa nova unidade, o Centro Cultural, o que por si só já seria o diferencial. Mas, pensamos também em promover outras atividades para que o público não ficasse limitado apenas aos debates e pudesse compreender como surgiu nossa tradição", explicou.

Lucas Campello, Lindolfo Amaral, Augusto Barreto e Aglaé Fontes, presidente da Funcaju, conduziram as palestras onde foram abordados temas como a poética na música nordestina e os ritmos nordestinos. Participante assídua do evento desde a sua criação, Lucenira Sampaio, que se esbaldou ao som do trio pé-de-serra disse que a programação aliada a localização facilitou o acesso dos participantes, tornando o evento mais atrativo.

A mudança na programação provocou também o aumento do público. Com capacidade limite no Teatro João Costa de 100 lugares, foi necessário colocar cadeiras extras para que todos pudessem prestigiar o evento. "Nós nos surpreendemos com o número de interessados este ano, todos os dias não só o teatro como também o cinema ficaram lotados" completa a diretora.

Para o professor do curso de agentes de formação turística, Paulo Sérgio Oliveira, o Fórum é um espaço de ampliação de conhecimento, onde além de saber mais sobre a cultura nordestina o visitante pratica sua sergipanidade. Outro quesito que contribuiu para o sucesso do evento foi a interação entre os artistas. "Muitos forrozeiros, mesmo sem serem homenageados, fizeram questão de comparecer e dar uma palhinha, a exemplo de Erivaldo de Carira que prestigiou todas as noites. Além, é claro do público que participou ativamente dando um show", concluiu a diretora.

O XIV Fórum de Forró, homenageou Zé Roseno e Marluce, Robertinho dos oito baixos, João da Passarada, Luiz Paulo e Marcos Guedes, sergipanos que através da música enaltecem nossa cultura. Criado em 2001, por iniciativa do pesquisador Paulo Corrêa em parceria da Funcaju, o Fórum ganhou notoriedade através da Lei Nº 3.559 de 26 de maio de 2008, sendo desde então, o evento responsável por abrir os festejos juninos da capital.