Agentes de Endemias são capacitados sobre sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes

Saúde
26/06/2015 17h06

A Saúde de Aracaju, através do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD), encerrou nesta sexta-feira, 26 uma capacitação para melhor identificação dos casos de Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Realizada nos dias 19, 22 e hoje, 26 de junho.  O treinamento foi dirigido aos cerca de 210 agentes de endemias, inclusive os supervisores de campo e gerentes gerais, dividido em três turmas. A capacitação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal da Defesa e Cidadania.

De acordo com a coordenadora do PMCD, Taíse Cavalcante, agentes e supervisores tiveram a oportunidade de conhecer essas doenças, como identificá-las e como orientar da melhor forma a comunidade. "Eles precisam estar preparados para tirar as dúvidas da população no momento das visitas domiciliares".

A coordenadora alertou que os sintomas iniciais das três doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti,  são parecidos. "É preciso alertar sobre os sinais de alarme, ou seja, avisar que dentre as três doenças, a nossa preocupação maior é diagnosticar a Dengue, porque entre as três, essa é a única que pode levar a óbito, se não for adequadamente tratada".

Taíse Cavalcante lembrou ainda que a população precisa cumprir com sua parte. "A Dengue é responsabilidade de todos nós. A Saúde do Município está fazendo a parte dela, mas precisamos da parceria e compreensão dos moradores, para acabamos de vez com esse mosquito", informou.