Beneficiários do Zilda Arns recebem orientações sobre empreendimento

Assistência Social e Cidadania
26/06/2015 17h40

O sonho da casa própria será realidade para os 144 beneficiários do empreendimento Zilda Arns, localizado no bairro Cidade Nova. No início de julho, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), entregará, junto à Caixa Econômica Federal, a moradia vertical que foi construída com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial – Faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida do governo federal. As famílias beneficiárias já assinaram contrato, na última quinta, 25.

Para tratar sobre a estrutura dos apartamentos e gestão de condomínio, a Semfas promoveu na tarde desta sexta, 26, reunião com os futuros moradores do Zilda Arns para apresentar informações e retirar todas as dúvidas sobre o empreendimento. A explanação contou com a presença do engenheiro responsável pela obra, Lênio Moraes, da Construtora Alvorada.

“Vocês estão recebendo um empreendimento dotado com tudo que há de mais moderno na Engenharia. O Zilda Arns é composto por sistema de esgoto, pára-raios, sistema coletivo de antenas de televisão, sistema de incêndio de primeira qualidade e sistema de gás rateado”, destaca Lênio Moraes, lembrando aos beneficiários que, na vida em condomínio, os moradores deverão pensar no bem-estar coletivo.

Pré e pós-morar

As famílias selecionadas para o empreendimento Zilda Arns possuem renda média de 0 até R$1600,00 e atenderam a critérios nacionais e municipais dispostos em lei para serem contempladas. As unidades foram distribuídas da seguinte forma: 5% para pessoas com deficiência; 3% para idosos; 50% para os moradores do assentamento Preol Marivan; e as demais para o público geral.

Para incentivar a gestão participativa e garantir a sustentabilidade do empreendimento, a Semfas foi responsável pelo pré-morar e, após a entrega dos apartamentos, também realizará o pós-morar, através do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) que visa esclarecer o papel de cada agente envolvido, seus direitos e deveres, sensibilizando os beneficiários sobre a importância da moradia, bens e serviços como valor de uso e suporte para a melhoria da qualidade de vida.

“Serão licitadas duas empresas que farão o PTTS e a gestão de condomínio. Provavelmente na próxima semana os beneficiários receberão os apartamentos, mas o trabalho do pós-morar será realizado mesmo após a entrega do empreendimento. Em um primeiro momento, as famílias serão acompanhadas e orientadas para a gestão do condomínio”, afirma a diretora de habitação da Semfas, Virgínia Rabelo.

Condomínio

Na oportunidade, os futuros moradores do Zilda Arns elegeram um síndico para o empreendimento. O beneficiário Marcos Santos Júnior foi eleito com unanimidade. “Na verdade, desde a reunião ocorrida em março, ninguém quis ser síndico. E eu fiquei revoltado, porque acho que a gente deve cuidar do que é nosso. Até porque eu tenho uma mulher com deficiência e temos que pensar, principalmente, nas crianças, nos deficientes e nos idosos. Então, resolvi aceitar o desafio e espero poder atender a demanda dos meus vizinhos, como a construção de um muro para dar mais segurança”, comenta Marcos.

Para a aposentada Vilma Soares Santos, beneficiária do empreendimento, viver em apartamento traz muitas expectativas. “Nem dormi essa noite. Não vejo a hora de morar nesse apartamento com meus filhos. Parece sonho. Estou morando de favor porque não tenho dinheiro para pagar aluguel. Estou emocionada em saber que terei uma moradia minha”, diz Vilma.