Saúde de Aracaju combate a Dengue no bairro Industrial

Saúde
27/06/2015 13h17

Na manhã deste sábado, 27, agentes de Endemias do Programa de Controle da Dengue da Saúde de Aracaju visitaram moradores do bairro Industrial, buscando e eliminando focos do mosquito Aedes aegypti na região. Semanalmente, ações deste porte são realizadas nos bairros mais críticos, que apresentaram alto nível de infestação no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRAa) do mosquito vetor da Dengue (mesmo transmissor da Zika e da Febre Chikungunya).

Apesar de Aracaju ainda não ter casos confirmados de Zika e da Febre Chikungunya, a Dengue ainda é uma grande preocupação e causa de sofrimento para várias pessoas. Combatendo fortemente o mosquito Aedes aegypti, os agentes entram nas casas e explicam procedimentos para evitar que o Aedes coloque seus ovos. Caso encontrem focos, os profissionais da Saúde de Aracaju realizam a eliminação dos mesmos.

"Nossos agentes passaram por aproximadamente 600 residências nesta manhã de sábado. É um trabalho minucioso, onde averiguamos cuidadosamente ralos, baldes, tonéis, lavanderias e até a região do fundo das geladeiras (onde se pode acumular água). Ainda estamos encontrando muitos focos dentro das lavanderias e nestes casos explicamos aos moradores os procedimentos para a eliminação dos ovos do Aedes aegypti", disse a supervisores geral do Programa de Controle da Dengue da Saúde de Aracaju, Ademilde Figueiredo Santos.

Como na região do bairro Industrial existem alguns terrenos baldios bem próximos às residências, o trabalho dos agentes de Endemias (e da população) precisa ser constante. "Em casa fazemos a nossa parte, e não deixamos água parada, sempre verificamos onde podem se criar reservatórios do mosquito. Limpamos tudo para eliminar os riscos", frisou o morador Gladson Souza Alves.

Para Cássio Santos, a visita dos agentes de Saúde foi fundamental para relembrar que a luta contra a dengue precisa ser diária. "Cobrimos os possíveis reservatórios e sempre limpamos os mesmos. Ainda assim, quero parabenizar o trabalho dos Agentes, que serve de alerta para todos nós. Há muitos anos tive dengue e fiquei muito debilitado na época, devido a isto, faço questão de não dar trégua ao mosquito", disse.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Saúde de Aracaju, Taíse Cavalcante, mesmo com a diminuição dos casos de dengue na Capital, os aracajuanos não devem esquecer nunca que a luta continuará. "Só com a colaboração da população e com as ações da Saúde de Aracaju é que conseguiremos diminuir sempre mais o índice de foco do mosquito Aedes aegypti", pontuou.