X Conferência Municipal de Saúde acontecerá nos dias 09 e 10 de julho

Saúde
01/07/2015 11h40

Nos dias 09 e 10 de julho, a Saúde de Aracaju estará realizando a X Conferência Municipal de Saúde, que tem o objetivo de analisar a situação da saúde e estabelecer diretrizes para indicar caminhos e atingir desejos e necessidades expressas pela população. Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas - Direito do Povo Brasileiro”, a conferência irá reunir os trabalhadores da saúde, os conselheiros locais e os delegados (que irão representar os usuários do SUS) e acontecerá das 8h às 18h no Teatro Tiradentes, localizado na Universidade Tiradentes (Unit) do Centro. 

De acordo com a representante da Comissão Organizadora da X Conferência, Karina Cunha, os participantes da conferência foram eleitos através de votação, que aconteceram em junho durante as pré-conferências, nas 43 Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju. “As pessoas que se disponibilizaram a se candidatar como conselheiros locais e como delegados irão representar os usuários. Já os trabalhadores que participarão, foram escolhidos através da decisão do sindicato que participa do conselho. E os gestores e prestadores, foram indicados pela secretaria de saúde”, explicou.

Karina Cunha ainda destaca que são os delegados e conselheiros que irão apresentar as propostas de cada Unidade de Saúde. “Todas as USFs debateram seis eixos temáticos durante as pré-conferências e cada uma delas apresentou três propostas para cada eixo. Algumas propostas foram semelhantes e será na conferência municipal que vamos decidir as melhores propostas que serão levadas para a conferência estadual e posteriormente para a nacional. É importante a participação da população e dos trabalhadores para apresentar propostas positivas, que irão opinar para beneficiar a todos e melhorar a assistência da saúde através do SUS, pois as conferências são espaços de debate para controle social em busca de uma melhoria da saúde”, disse.

Eixos temáticos

Os seis eixos temáticos debatidos nas pré-conferências são: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade e participação social; Valorização do trabalhador e da educação em saúde; Educação em saúde, informação e política de comunicação do SUS; Financiamento do SUS e relação público-privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; e Ciência, tecnologia e inovação no SUS.