Biblioteca Ivone de Menezes comemora 11 anos de existência

Cultura
01/07/2015 15h43

A Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), comemorou seu 11º aniversario na tarde de ontem, 25. Com palestra da Contabilista Célia Moreira e com apresentação da nova estrutura da unidade e seus projetos. Para finalizar o trio pé de serra "Os Manos do Forró" animou os convidados.

 Esse ano a comemoração foi de uma forma diferente, coordenadores e professores de escolas públicas e privadas foram convidados para conhecer os projetos que são realizados na unidade, com intuito de despertar o interesse em trazer seus alunos para dentro da biblioteca.

Para a diretora da unidade, Telma Santos, a ideia foi reunir toda a comunidade para mostrar o resultado da reorganização dos espaços da unidade. "Esses últimos seis meses foram marcados por muito trabalho da nossa equipe, onde além de reorganizarmos o espaço do Memorial, ampliamos a sala de leitura infantil e juvenil proporcionando maior comodidade aos visitantes" falou.

O papel da Biblioteca é fundamental para o desenvolvimento intelecto tanto de crianças como adultos. "Mesmo em tempo de computador, a biblioteca tem o dever de continuar cumprindo seu papel que é a formação de leitores. Por mais que existam várias tecnologias, o livro ainda abre portas e nos leva para vários lugares, mesmo não saindo do lugar, o livro tem esse poder", diz a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes.

A palestrante convidada Célia Moreira, que falou sobre ética, relações humanas e responsabilidade social, agradeceu o convite e parabenizou os projetos que a biblioteca realiza. "Hoje uma biblioteca ter força dentro da comunidade é um desafio muito grande, exige muita garra de quem esta a frente. Em uma era de tecnologia, conseguir introduzir a cultura da leitura de livros é algo muito difícil. Sempre gostei muito de ler e fiquei muito feliz em receber o convite", diz.

A pedagoga Bete Vilar, que fez questão de comparecer à festa disse estar satisfeita com todas as mudanças "Moro no bairro e sempre passava pela biblioteca e via algo sem vida, hoje vejo que existe um cuidado maior, tanto na estrutura, quanto nos projetos realizados", comenta.

A Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira, homenageia a patrona sergipana do município de Laranjeiras, nascida em 1925 e que faleceu em 2004. Além do acervo infantil e juvenil, auditório e telecentro, a unidade conta com o Memorial Ivone de Menezes onde há medalhas, fotografias, artes plásticas, mobiliário, pinturas em porcelana e outros objetos artesanais que representam sua trajetória artística e pessoal inaugurado em março de 2005.