Diretores de escolas municipais de Aracaju são a favor da terceirização da merenda escolar

Educação
01/07/2015 16h36

Diretores das unidades de ensino da rede municipal de Aracaju realizaram na tarde desta quarta-feira, dia 1º de julho, uma reunião com o objetivo de rebater as críticas e atestar a importância da terceirização da merenda escolar. O consenso foi unânime, todos concordaram que a terceirização da merenda possui inúmeros pontos positivos, tal como a qualidade nutricional dos alimentos servidos.

Leonardo Guimarães, diretor da EMEF Laonte Gama, afirma o sucesso da terceirização. "Hoje temos um acompanhamento quinzenal de uma nutricionista que faz todo o cardápio de acordo com as necessidades dos alunos". Leonardo ainda reforçou que todos os diretores que participaram da reunião reprovaram veementemente todas as questões publicadas nos meios de comunicação.

"Sobre a contagem dos alunos em relação à quantidade de alimentos, nós, diretores, somos os responsáveis para saber o número exato. Para tanto, vamos de sala em sala para contar quantos alunos estão presentes. Baseado nisso, temos uma merenda escolar de maneira equilibrada, evitando o desperdício", explicou Leonardo Guimarães.

A professora Auridete Santana, diretora da Escola de Ensino Infantil Bebé Tiúba, enfatizou sobre o comprometimento profissional da empresa terceirizada, assim como da equipe diretiva que atua como fiscal. "Sou a favor do que está sendo adotado atualmente, porque vejo meus alunos comendo alimentos com qualidade. Defenderei sempre essa terceirização, pois mudou a realidade da escola em relação à merenda. Com esse processo os diretores têm mais controle do que está sendo feito", disse.

Todos os diretores presentes na reunião também contestaram a versão das informações publicadas sobre a fiscalização dos alimentos. "Nós temos tudo anotado. O diretor tem um controle maior de todo o estoque. Sabe exatamente o que está sendo feito, pois temos um dialogo aberto com empresa responsável. Tão importante quanto esse trabalho é a participação da comunidade escolar, que tem informações completas sobre o cardápio a cada 15 dias", informou o diretor Leonardo Guimarães.

"O que tínhamos antes era muito complicado. O próprio diretor, mesmo sem conhecimento sobre alimentação, era quem tomava as decisões na cozinha. Tínhamos que decidir o que fazer ou não. Pensar nisso é um retrocesso", comentou Cris Souza, diretora da EMEF Alencar Cardoso. "Nas reuniões faço questão de dizer aos pais que visitem a cozinha no dia e hora que desejarem", completou.

"A terceirização da merenda escolar foi um avanço. Hoje temos muito que comemorar. Dinamizou a escola em todos os aspectos. O diretor agora tem mais tempo para preocupar-se com questões pedagógicas e outros assuntos. O cardápio está sendo cumprido fielmente a todas as recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Só temos o que comemorar", registrou Leda Maria, diretora da EMEF Berenice Campos.