Guarda Municipal de Aracaju apresenta balanço das ações no Forró Caju 2015

Guarda Municipal
01/07/2015 18h04

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) foi a responsável pela segurança interna da arena do Forró Caju na praça dos mercados. Foram 11 noites de muita diversão, arrasta pé e segurança. Nas noites de maior movimento, foram contabilizadas mais de 100 mil pessoas.

Os números comprovam a eficiência da atuação da GMA. Em 2015 foram atendidas centenas de ocorrências, porém, quase todas de baixa gravidade. 434 pessoas foram detidas durante os dias do evento, uma média diária de 39 detenções. 51,8% por vias de fato (envolvimento em brigas), 21,2% por posse/tráfico de drogas, 8,5% por porte de arma branca e 7,4% por roubo/furto.

Na grande maioria dos casos, os suspeitos dos delitos eram pessoas maiores de 18 anos (87%). Um dado que chamou a atenção foi o número de objetos perfurocortantes apreendidos. Ao todo foram recolhidos 64 objetos entre facas, facões, tesouras, estiletes e outros, principalmente nos pórticos de entrada, durante as revistas.

De acordo com o subcomandante da GMA, capitão Jonatas Souza, esses dados traduzem o preparo da corporação para os grandes eventos. "No ano passado, a Guarda Municipal de Aracaju realizou um trabalho brilhante à frente da segurança do Forró Caju, em 2015, de forma aprimorada tivemos uma participação ainda mais impactante. Prova disso, são os números aqui apresentados que demonstram uma diminuição nos índices de ocorrências que demandaram a detenção dos envolvidos. Numa ação mais proativa, nossos guardiões tiveram uma atuação mais preventiva, ocupando os espaços do evento e impedindo a ação de delinquentes", declara Jonatas.

Embora tenha havido um reforço na segurança do Forró Caju com a presença média diária de 300 guardiões, o serviço ordinário não foi sacrificado, prova disso, se deu no trabalho desenvolvido pela GMA nos terminais de integração, principalmente no terminal do mercado. Esse patrulhamento preventivo garantiu aos usuários do transporte público, um embarque seguro e a preservação do patrimônio público municipal.