Agentes de Endemias combatem foco e mosquitos da Dengue em prédio desativado

Saúde
03/07/2015 15h10

Na manhã desta sexta-feira, 3, o Programa Municipal de Combate à Dengue, enviou uma equipe de agentes de Endemias para fazer uma intervenção no subsolo de um prédio desativado, no Centro de Aracaju. O local acumula água parada, pneus e muito lixo, ambiente extremamente propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus.

Segundo o coordenador de campo, Elielson Lima Rodrigues, as reclamações por conta da quantidade de mosquito na região do terminal de ônibus do Centro eram recorrentes, e após uma denúncia, foi possível identificar o foco. “O cenário que encontramos aqui foi terrível. Milhares de larvas do Aedes aegypti e todo o prédio completamente infestado de mosquitos. Então fizemos a aplicação de larvicida e inseticida, e este material permanecerá no ambiente por três meses, impedindo a disseminação dos mosquitos”, destacou.

Após a ação realizada neste manhã, o local será monitorado pelo Programa Municipal de Combate à Dengue. “Daqui a 15 dias retornaremos para uma nova aplicação e estaremos monitorando este local, visando combater essa infestação que encontra aqui”, afirmou Elielson Rodrigues.

O coordenador de campo destacou que o problema foi detectado pela Diretoria de Vigilância em Saúde há cerca de duas semanas, quando foi feita a primeira intervenção pelo agentes de Endemias e solicitado à empresa responsável pelo prédio, que a situação fosse resolvida, mas isso não aconteceu. “Agora vamos notificar a Vigilância Sanitária Municipal, para que as providências necessárias sejam tomadas, evitando um surto de Dengue e de outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito em nosso município”, ressaltou.

A população que desconfiar que existe algum foco ou criadouro de mosquitos Aedes aegypti na sua comunidade, pode ligar para a Vigilância Epidemiológica da Saúde de Aracaju e registrar a situação, através do telefone 3179-1000. Agentes de Endemias serão enviados ao local para fazer a verificação e o trabalho de combate.