Sorria Aracaju realiza mais de 50 mil atendimentos no primeiro semestre de 2015

Saúde
06/07/2015 11h53

Através de campanhas, ações especiais e dos atendimentos dentro das Unidades de Saúde da Família, por meio do Programa de Saúde Bucal, Sorria Aracaju realizou entre os meses de janeiro e junho de 2015, 52.725 mil atendimentos (incluindo procedimentos preventivos, curativos e cirúrgicos).

Trabalhando com ações educativas e preventivas, as equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária beneficiaram 62 mil usuários (através de ações coletivas como a escovação dental supervisionada, a aplicação tópica de flúor gel e exame bucal). Os cirurgiões-dentistas do SUS que integram o Programa de Saúde da Família (PSF) de Aracaju visitaram 1.153 mil famílias em suas residências, levando informações preventivas sobre os cuidados com a boca.

Na odontologia preventiva foram realizadas 1.051 aplicações de selante para evitar o aparecimento de cáries. Com o intuito de evitar extrações dentárias foram realizadas 22.028 restaurações. "Fazemos tudo para evitar a perda de um dente. Para isso realizamos restaurações e aplicação de flúor, além de ensinar aos pacientes os devidos cuidados com a saúde bucal", disse o dentista da Unidade de Saúde João Oliveira Sobral, João Paulo Araújo.

Além destas ações, a Saúde Bucal de Aracaju priorizou os grupos de risco, realizando mais de 10 mil atendimentos entre gestantes (2.001), idosos (1.758), pacientes especiais (1.235) e crianças de zero a cinco anos (2.289).

"Tivemos um 1º semestre de intenso trabalho, mantendo o alto índice de ações e atendimentos em 2015. Queremos parabenizar todos os nossos servidores, que se empenharam muito em realizar suas atividades, sempre priorizando os pacientes. Até o final do ano certamente número bem superiores a estes registrados", pontuou o coordenador do Programa Saúde Bucal de Aracaju, José Guimarães Neto.