Pólos do Programa Academia da Cidade fazem confraternizações juninas

Saúde
07/07/2015 16h22

Durante o mês de junho, os 24 pólos do Programa Academia da Cidade realizaram confraternizações juninas. As aulas tiveram um toque especial com bastante arrasta-pé, bem característico da época. Os alunos e professores capricharam e muitos deles até se vestiram com roupas de caipira para abrilhantar a festividade no polo que fazem parte.

Segundo a coordenadora de Promoção à Saúde de Aracaju, Maria Antônia Maya, todas as datas comemorativas do ano são lembradas nos pólos, Dia das Mães, Dia dos Pais, São João e esta é uma maneira de promover a socialização. “É uma oportunidade de conhecer os outros participantes do pólo, e para os que já se conhecem, podem estreitar os laços. Isso é salutar para o bom desenvolvimento dos trabalhos como também para melhorar a relação entre professores e alunos” ressaltou.

Segundo o coordenador do Programa, Ivan do Nascimento Soares, o objetivo principal é a prática de atividades físicas para buscar a redução de usuários com complicações em doenças crônicas como diabetes e hipertensão, e para isso, todos os polos possuem profissionais da área de educação física, capacitados para o desempenho das funções. “Trabalhamos com atividades lúdicas, que vão desde a dança até um treino funcional. Conseguimos reduzir o número de usuários nas Unidades de Saúde da Família com complicações dessas patologias, a partir do momento em que eles começaram a participar destas atividades físicas”, ressaltou.

 

Ainda segundo Ivan, qualquer pessoa que deseje fazer parte, basta procurar o polo mais próximo, munido de carteira de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. Todos os polos funcionam das 5h às 8h e das 15h às 18h. O da praça Tobias Barreto, no bairro São José, tem a proposta de ter o horário um pouco mais estendido, até às 19h, mas para isso depende da adesão da população.