GMA participa de doação coletiva e cadastramento de doadores

Guarda Municipal
14/07/2015 15h04

Cerca de 80 guardas municipais de Aracaju participaram, durante toda a segunda-feira, 13, de uma doação coletiva de sangue e do cadastramento de doadores de medula óssea, no Hemocentro de Sergipe. A ação faz parte do curso de promoção ao cargo de GM2, graduação que acontece aos integrantes da corporação que completam três anos de serviços prestados.

De acordo com o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), coronel Enilson Aragão, essa ação mostra o papel social da instituição. "A doação de sangue e o cadastramento para doação de medula óssea demonstram o lado humano e solidário da GMA, porque embora sejamos uma instituição civil uniformizada, fugimos ao estigma de uma instituição repressora que não pensa no próximo. Portanto, a partir de ações solidárias como essa, demonstramos que essa instituição existe para o exercício pleno da cidadania", afirma Enilson.

O guarda municipal André Alves já é doador voluntário há algum tempo e aprova a iniciativa da GMA. "Sou doador voluntário, pois sei da importância da ação. Fico feliz em poder contribuir mais uma vez, agora acompanhado de meus colegas de profissão. Torço para que aconteça outras vezes", declara.

Curso de promoção

O curso de habilitação ao quadro de GM2 representa o compromisso da Prefeitura de Aracaju, da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e da direção da Guarda Municipal para com os guardiões, que tão zelosamente tem prestado um serviço de qualidade para a sociedade aracajuana.

Estão aptos a participar do curso aqueles que ingressaram na corporação há exatos três anos, seguindo o que preconiza o atual plano de carreira da Guarda Municipal de Aracaju. "Com a realização do curso de habilitação ao quadro de GM2, evidenciamos que a Guarda Municipal de Aracaju se preocupa com seus recursos humanos, com a valorização profissional e com a capacitação de seu efetivo", finaliza o diretor geral.

O curso terá duração de 12 dias com carga horária de 80 horas, onde os guardiões trabalharão o condicionamento físico, a defesa pessoal, a produção de documentos operacionais e atividades extracurriculares, além de ampliar os conhecimentos nas áreas da ética, direitos humanos e segurança cidadã e legislação aplicada à segurança pública.