Fundat encerra oficina de cupcake no Siqueira Campos

Formação para o Trabalho
17/07/2015 16h22

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), está promovendo oficinas aos pais e familiares de alunos, com o objetivo de ensinar uma ocupação que possibilite uma fonte de renda e proporcione integração entre os moradores da região. Na tarde desta quinta-feira, 16, ocorreu o encerramento da Oficina de Cupcake, realizada na EMEI José Garcez Vieira, localizada no bairro Siqueira Campos.

A oficineira Nilza Souza ensinou o passo a passo da preparação do cupcake, além de dicas sobre como não fazer o bolo solar, a importância de verificar a textura dos cremes e de testar os fermentos. "Tem que ter, no mínimo, o conhecimento de todos os utensílios que vão utilizar", afirma Nilza.

Nilza ainda ressalta que o momento da prática foi fundamental, pois as alunas descobriram que fazer os bolinhos decorados não era uma tarefa tão difícil quanto imaginavam. "Quando meteram a mão na massa, ficaram maravilhadas", comenta a oficineira, que também aproveitou o período das aulas para conversar com as participantes e incentivá-las a não desistirem de projetos futuros. "Acredito que elas ganharam com as aulas e eu também", garante.

Dedicadas a aprender

"Achei muito interessante, não tinha feito ainda. Foi minha primeira vez", revela Izabel Ribeiro, de 58 anos. Ela, que já faz doces e salgados há muito tempo, nunca tinha experimentado fazer os "famosos" cupcakes, pois acreditava ser muito complicado. Após a oficina, Izabel mudou de opinião. "Agora está ótimo, nesses dias deu para entender tudo", conta a aluna, que já vai pôr em prática o que aprendeu no aniversário do neto.

A curiosidade foi o que o motivou Magna Melo, de 35 anos, a participar da oficina. O que ela deseja é fazer as guloseimas para os filhos, e assim colocar em prática tudo o que aprendeu. "Gostei, foi passado o aprendizado e o manuseio", afirma Magna, que pretende continuar fazendo cursos e oficinas na área de culinária. Para Thatianne Menezes, de 20 anos, o objetivo foi aprender algo que, no futuro, possa lhe gerar renda. "Foi bom, quando a gente vê, pensa que é difícil, mas é fácil", diz a aluna.