Aulas da rede municipal iniciam nesta sexta-feira

Educação
23/07/2015 16h00

Nesta sexta-feira, 24, acontece o retorno oficial às aulas na rede municipal de ensino de Aracaju. Todas as 76 escolas estão preparadas para receber os mais de 30 mil alunos do ensino infantil e fundamental. O diretor de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação (DEB/Semed), Dênison Ventura, pontuou diversas ações que estão em andamento, assim como ressaltou a expectativa do início de mais um semestre letivo.

"Nós queremos muito mais. Desde quando essa gestão assumiu a pasta da educação municipal, tivemos muitos avanços. Destaco a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, quando Aracaju deixou a última colocação. Tivemos um aumento significativo desse índice, que é um excelente parâmetro para avaliar a qualidade do ensino", registrou o diretor.

Dênison também ressaltou que uma das propostas que motivou a melhoria do ensino da rede municipal de Aracaju foi a execução do programa Ensino Estruturado. "Foi o grande diferencial da nossa gestão, uma vez que elevamos o nível do processo de alfabetização na rede", disse. "Para tanto tivemos o apoio dos professores que abraçaram a ação e promoveram uma verdadeira mudança", acrescentou.

Para o segundo semestre letivo, a Semed preparou a realização de novos cursos para professores, a exemplo do Curso de Formação em Gestão Escolar e outros de formação continuada. "Esse período de recesso escolar foi um momento importante para reunir todas as demandas e organizar melhor o calendário de atividades. Sentamos com os diretores e coordenadores pedagógicos com o intuito de traçar metas de elevação da qualidade do ensino", colocou Dênison.

De acordo com o diretor de Educação Básica, uma das ações que promoveu uma melhor organização administrativa e pedagógica foi a execução do currículo único e do calendário unificado. "De 2013 para 2014, alinhamos o calendário das unidades de ensino, o que facilitou a comunicação com os gestores das escolas e facilitou o acesso aos programas colocados em prática voltados para a aprendizagem dos alunos", explicou.