Famílias da Dandara receberão auxílio-moradia no dia 30 de julho

Assistência Social e Cidadania
24/07/2015 13h10

Na noite da última quinta-feira, 23, as famílias da Ocupação Dandara que se encontravam no cruzamento das ruas Capela com São Cristóvão desocuparam a área, conforme acordo firmado com a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). Os beneficiários receberão a primeira parcela do auxílio-moradia no dia 30 de julho.

No local, uma equipe da Semfas prestou toda a assistência necessária às famílias durante toda a noite de ontem, disponibilizando também um caminhão para que os móveis dos ocupantes fossem retirados e direcionados às residências. A ação contou também com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

De acordo com a secretária municipal da família e da assistência social, Selma Mesquita, a Prefeitura de Aracaju já havia cumprido determinação judicial no dia 10 de julho, ocasião do cadastro, que ocorreu antes mesmo da reintegração de posse do antigo Hotel Aperipê, localizado no Centro da capital sergipana. Na ocasião, as famílias foram orientadas a procurarem casas para alugar e levarem a documentação necessária para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da moradia alugada.

“Mas poucas famílias foram aos CRAS e reclamaram de um procedimento comum na concessão do auxílio que é receber o benefício 30 dias após feito o requerimento. Durante toda a semana tentamos resolver esse impasse para que estas famílias saíssem do local e fossem para suas casas. No final da terça, acordamos que abriríamos uma exceção e pagaríamos a primeira parcela do auxílio-moradia já no dia 30 de julho e eles sairiam da rua até a quinta-feira ”, afirmou a secretária.

As 66 famílias da Ocupação Dandara receberão auxílio-moradia até que sejam inseridas em programas de Habitação Popular. Os novos beneficiários passam a fazer parte de um cadastro de mais de 1200 famílias que recebem o aluguel social na capital sergipana. Com recursos próprios, a PMA tem um orçamento anual previsto em 2015 de quase 5 milhões apenas com a concessão do auxílio-moradia.