Saúde de Aracaju promove evento para o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

Saúde
27/07/2015 16h26

Nesta terça-feira, 28, a Saúde de Aracaju promoverá diversos eventos, com o intuito de chamar atenção para o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais. As Hepatites Virais são causadas por vírus hepatotróficos (que têm preferência pelas células do fígado) e classificadas por vírus A, B, C, D e E.

A maioria das hepatites virais são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas. Quando há o surgimento de sintomatologia, o paciente costuma demonstrar: fadiga, mal-estar, náuseas, dor abdominal, falta de apetite e icterícia - olhos e pele amarelados.

Durante todo o dia, a SMS, através do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, estará realizando diversas ações. A programação começa às 8h da manhã na Praça dos Mercados Centrais de Aracaju, onde será disponibilizado testagem para HIV, Sífilis e Hepatite C, com distribuição de panfletos explicativos e distribuição de laços. Já às 10h, terá a apresentação do Grupo de Teatro da SMTT Cones de Teatro que fará uma abordagem divertida e dinâmica falando sobre o que são as Hepatites Virais e como podem ser transmitidas.

A técnica em referência das Hepatites Virais, Marília Uchôa, fala da importância desse evento. "É necessário conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce das Hepatites Virais, pois estas são doenças silenciosas, que podem causar cirrose hepática e câncer de fígado, levando até a morte, são doenças evitáveis quando diagnosticadas e tratadas a tempo", informou.

Visita

Ainda segundo Marília Uchôa, logo após a ação entre os Mercados Centrais, às 15h, os profissionais da saúde estarão visitando salões de beleza e estúdio de tatuagens locais considerados de risco para a transmissão de Hepatites B, C e D, que são as Hepatites transmissíveis, com o intuito de orientar os profissionais sobre os riscos de transmissão.