Dia Mundial de Combate às Hepatites é celebrado com ação no centro da capital

Saúde
28/07/2015 14h23

Hoje, 28, é celebrado internacionalmente o Dia Mundial de Combate às Hepatites e, para marcar a data, a Saúde de Aracaju, através do Programa Municipal de DST/Aids, promoveu ação na praça dos mercados centrais, onde foram ofertados mais de 300 procedimentos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante. As pessoas que compareceram puderam realizar na hora testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite. O evento ainda contou com a colaboração da Companhia “Cones de Teatro”, da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que fez uma apresentação enfatizando a importância de prevenir as Hepatites.

Segundo a coordenadora do Programa, Débora Oliveira, o principal objetivo de ações como esta é diagnosticar precocemente casos de doenças sexualmente transmissíveis e, dessa forma, evitar complicações das patologias. “Esta intervenção dá inicio as atividades que serão realizadas no mesmo local durante o mês de agosto, onde todas as quartas-feiras uma equipe de profissionais realizará testes rápidos aqui na praça dos mercados. Este local foi escolhido estrategicamente, pois conseguirmos alcançar um maior número de pessoas. Das 129 pessoas que foram atendidas, foram confirmados 11 casos de Sífilis, um de Hepatite C e um para HIV”, ressaltou.

Ainda de acordo com Débora é importante lembrar que está disponível em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF) a vacina contra hepatite B, e que os casos confirmados de cada doença são direcionados para os locais destinados ao tratamento de cada uma delas. “O Programa Municipal de DST/Aids faz o acompanhamento desses pacientes, no caso de sífilis o tratamento é feito na própria USF, o de Hepatite no Hospital Universitário (HU) e o de Aids no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), Siqueira Campos”, destacou.

O motorista Cláudio Roberto da Silva contou que estava trabalhando no centro e quando viu a movimentação resolveu fazer os testes. “Eu não podia perder essa oportunidade. Apesar de cuidar da saúde, já fazia um tempo que não faço esse exame especificamente”, pontuou.

Já o servidor público, Oziel Santos Silva, relatou que nunca fez exames direcionados para estas patologias e por isso quando viu no jornal que hoje eles seriam ofertados e de maneira bem mais acessível, compareceu para realizá-los.