Saúde de Aracaju promove ação para comemorar o Dia Mundial da Amamentação

Saúde
28/07/2015 16h37

A Saúde de Aracaju, através do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, promove nessa semana várias ações para chamar a atenção sobre a importância do aleitamento materno, pois, neste sábado, dia 1º de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. A data foi criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action - WABA) com a finalidade de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite, garantindo, assim, melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo. A data é comemorada dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre em 120 países, anualmente, entre os dias 1º e 07 de agosto.

Com o intuito de alertar as mães e as futuras mamães sobre a importância do ato de amamenta,r para elas e para o bebê, será realizado neste sábado, às 9h, no calçadão da João Pessoa (em frente às lojas Americanas) o “Mamaço”, onde várias mulheres estarão amamentando seus filhos, durante o ato que conta com a parceria de estudantes de fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe, coordenado pelas professoras Ana Silva e Rubi Neide, que estarão entregando panfletos e tirando dúvidas sobre a amamentação.

Segundo a coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente, Rita Bittencourt, este ano a campanha nacional está voltada para o tema “Amamentar e trabalhar é possível”, pois segundo a coordenadora, muitas mulheres acabam deixando de amamentar devido ao trabalho. “Amamentar e trabalhar é possível e aproxima cada vez mais a mãe do bebê. Além do elo dos dois, no leite materno, a criança encontra, não só as substâncias necessárias para a sua nutrição, mas também anticorpos fundamentais para protegê-la no início da vida”, relata a coordenadora.

Rita Bitencourt alerta ainda que vários estudos através do mundo têm comprovado cada vez mais a importância do aleitamento materno. “Estudos comprovam que a mortalidade por doenças infecciosas é menor em crianças que são amamentadas e existem várias estudos que comprovam que criança que mama até os dois anos são consideradas crianças mais inteligentes”, informa.

Mesa de debate

Na segunda-feira, 3, às 9h, no Hospital Universitário, a Saúde de Aracaju, através do Programa de Saúde da Criança e Adolescente, participará de uma mesa de debate com diversos profissionais de diversas áreas para falar sobre a importância da amamentação e como preparar essas mães para a volta no mercado de trabalho. A coordenadora Rita Bittencourt fará parte desse debate, falando das ações realizadas pela Saúde de Aracaju, para garantir a saúde da mamãe e do bebê.

Dentro dessas ações promovidas pela Saúde de Aracaju está o Projeto Corujinha, coordenado por Rita, na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes que possui convênio com a prefeitura. O projeto tem o intuito de atuar com três ações estratégicas com o objetivo de reduzir as mortes neonatal: melhorias na qualidade da assistência ao pré-natal, na assistência ao parto e a assistência ao recém-nascido. "Dessas ações, se destacam o incentivo ao aleitamento materno, orientação sobre o curativo umbilical e ainda o fluxo para o teste do pezinho, registro de nascimento e o cartão da criança", relata a coordenadora.