Curso de Formação em Gestão Escolar inicia nesta quarta-feira

Educação
28/07/2015 15h47

Na próxima quarta-feira, 29, acontece a abertura oficial do curso de Formação em Gestão Escolar. O evento começará a partir das 19h no teatro Atheneu e contará com a presença da secretária municipal da Educação, Márcia Valéria Lira Santana. Na ocasião será realizada uma palestra com o tema "O compromisso ético do gestor escolar", ministrada pela educadora Terezinha Rios.

O curso é destinado aos profissionais do magistério da rede pública de ensino de Aracaju, ocupantes dos cargos de professor e especialista, com no mínimo um ano de exercício na função. A capacitação terá duração de 176 horas, sendo 96 horas presenciais e 80 horas a distância, distribuídas em cinco módulos: Gestão Sistêmica, Gestão e Direito Educacional, Gestão e Relações Humanas, Gestão Pedagógica e Gestão Escolar.  

A Formação em Gestão Escolar é um dos requisitos previstos na Lei Complementar nº 121/2013, que dispõe sobre a gestão democrática das unidades escolares da rede pública municipal de ensino, para o provimento dos cargos de diretor e diretor-adjunto nas escolas da rede.

Na última sexta-feira, 24, foi realizado o primeiro encontro presencial do curso, que teve a participação do palestrante Marcos Silveira abordando o tema "Competências do Gestor Escolar e Pacto de Gestão das Escolas de Aracaju". O diretor de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação, Dênison Ventura, também participou do momento e recepcionou os cursistas com uma mensagem de boas-vindas.