Conferência debaterá direitos, participação e poder para as mulheres de Aracaju

Assistência Social e Cidadania
28/07/2015 16h30

Mais direitos, participação e poder para as mulheres. Este será o tema de IV Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Aracaju que será realizada nos dias 30 e 31 de julho, no auditório da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, localizado no bairro Siqueira Campos. Com o apoio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), a abertura do evento acontece na próxima quinta-feira, 30, às 14h.

Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), o evento pretende reunir representantes de associações de apoio a mulheres, conselhos de categorias, entidades sindicais, instituições de ensino superior, movimentos de mulheres LGBT, institutos de estudos e pesquisas e movimentos de mulheres de Aracaju.

Segundo a presidente do CMDM de Aracaju, Adélia Pessoa, o evento discutirá os avanços e desafios em três eixos: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal.

“Nos três eixos teremos facilitadores capacitados para discutir cada tema. Também contaremos com a presença da escritora Márcia Tiburi, doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que palestrará na oportunidade”, destaca a presidente do CMDM. 

Márcia Tiburi, palestrante do evento, é especialista em Filosofia Contemporânea. Seus principais temas são ética, estética, filosofia do conhecimento e feminismo. A escritora publicou diversos livros de filosofia, dentre eles a antologia ‘As mulheres e a filosofia’ e ‘O corpo torturado’, além de ‘Uma outra história da razão’ e do primeiro romance da série Trilogia Íntima, intitulado Magnólia, que foi finalista do Prêmio Jabuti em 2006.

A Conferência contará também com a presença da Doutora em Ciências Sociais, Tatau Godinho, atual Secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Presidência da República, especialista nas áreas de participação política e políticas públicas de gênero.

Conferência

Na IV Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Aracaju serão escolhidos 66 delegados que irão participar da IV Conferência Estadual dos Direitos da Mulher. “Estamos trabalhando para fazer uma conferência que possibilite um preparo eficiente dos delegados. Esperamos obter propostas consistentes para serem enviadas à Conferência Estadual”, ressaltou Adélia Pessoa.

As propostas desenvolvidas nas conferências livres serão levadas à IV Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres que será realizada entre os dias 15 e 18 de março de 2016. Os eventos visam a igualdade de gênero e melhoria das condições de vida das mulheres por meio de ações específicas de equidade, na saúde integral e nos direitos reprodutivos.