Centro Cultural de Aracaju abre exposição Danças e Folguedos

Cultura
29/07/2015 10h12

Dando início ao VII Seminário Nacional de Ações Integradas em Folclore a Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju) inaugurou na manhã desta quarta-feira, 29, NO Centro Cultural de Aracaju (Funcaju) a exposição “Danças e Folguedos”. Fazendo uma ponte entre a teoria e a prática, a mostra tem como objetivo fazer um complemento dos estudos que serão realizados no seminário.

A presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, diz que a exposição faz uma retomada ao passado, pois fala da história do folclore, ou seja, do seu surgimento, disseminação e de suas fragilidades. “O seminário irá fala sobre danças, cores, mitos e é sobre esses assuntos que a exposição vem tratar. Ela cuida da origem das danças na antiguidade, caminhando sobre suas influências no Brasil e terminando nos grupos de Aracaju, mostrando como esta sendo perdidos seus elementos”.

A exposição “Ciclo Junino: Tradição e Musica” também foi prorrogada, pois também fala da cultura popular e será um dos temas a serem tratados nos estudos integrados. “Vimos à necessidade de darmos continuidade a exposição, que também aborda as questões da cultura popular. Além, de sua aceitação pelo público, foi uma exposição muito procurada por todos que visitaram o Centro Cultural, mereceu ser estendida”, afirma a presidente.

As mostras seguem por todo mês de agosto na sala Museu Cidade de Aracaju Prefeito Viana de Assis, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), localizado na Praça General Valadão.

Folguedos

Os folguedos são festas de caráter popular cuja principal característica é a presença de música, dança e representação teatral. Grande parte dos folguedos possui origem religiosa e raízes culturais dos povos que formaram nossa cultura (africanos, portugueses, indígenas). Fazendo parte da cultura popular e do folclore brasileiro.