Prefeito prestigia abertura do VII Seminário Nacional de Ações Integradas em Folclore

Cultura
29/07/2015 14h08

Começou hoje, 29, no Centro Cultural de Aracaju o VII Seminário Nacional de Ações Integradas em Folclore. O prefeito João Alves Filho prestigiou a abertura de um dos maiores eventos culturais do país que esse ano tem como tema Cores, Cantos e Mitos, promovido pela Comissão Nacional do Folclore em parceria com a Prefeitura de Aracaju através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). As palestras são abertas ao público e se estendem até o dia 31 reunindo pesquisadores sobre a cultura brasileira de todo o país.

O evento reúne 25 palestrantes de outros Estados mais seis sergipanos entre antropólogos, sociólogos e doutores em Comunicação, proporcionando troca de informações entre os participantes. O prefeito João Alves Filho destacou a importância do evento para o engrandecimento da cultura popular.

"A nossa querida Aracaju se veste de Cores, Sons e Beleza para discutir a cultura que é do povo e que traz a marca das tradições vindas da contribuição das tradições Africana, Ibérica e Indígena e de outras mais que mesclaram a adversidade imensa da nossa nação. Estamos felizes em receber pesquisadores de todo o país e que através de palestras e aulas enriquecerão o Centro Cultural, já que o mesmo é um espaço destinado ao estudo e à defesa do nosso patrimônio material e cultural", disse o prefeito.

A presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, explicou que o tema abordado esse ano, Cores, Cantos e Mitos, representa todas as linguagens expressivas do Folclore e que a cultura popular sergipana terá um espaço especial. "Durante todos os dias do Seminário, ao final da tarde, na frente do Centro Cultural, haverá apresentações de vários grupos folclóricos de Sergipe. Fizemos um apanhado de elementos importantes para que todos os participantes pudessem também prestigiar a nossa cultura. No último dia do evento, teremos um teatro de bonecos e a apresentação do barco de fogo de Estância juntamente com o batalhão do Pisa Pó", informou.

Concessão da Medalha do Mérito Cultural Ignácio Barbosa

Durante a cerimônia de abertura o prefeito de Aracaju entregou quatro medalhas do Mérito Cultural Inácio Barbosa, destinada a agraciar instituições e pessoas que contribuíram para a Cultura em Sergipe.

Foram agraciados com a medalha:

Beatriz Góis Dantas - Natural de Lagarto, em Sergipe, é formada em História e Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Foi Diretora do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico e Artístico, órgão subordinado à Secretaria da Educação e Cultura, marcando a sua passagem pelo cargo com a revitalização dos espaços culturais de Sergipe, notadamente o Arquivo Público Estadual, o qual, depois de anos teve o seu acervo arranjado e classificado. É Professora Emérita da Universidade Federal de Sergipe, onde lecionou Antropologia. 

José Fernando Souza e Silva- Bacharel em Direito. Membro da Comissão Pernambucana de Folclore. Pesquisador da Cultura Popular com registros importantes. Defensor de leis em defesa dos mestres e brincantes da Cultura Popular. Colaborador há mais de 30 anos do Encontro Cultural de Laranjeiras. Defensor da memória do Encontro. Grande colaborador do Seminário de Ações sobre o Folclore. 

Verônica Maria Menezes Nunes- Sergipana de Aracaju, formou-se em História pela Universidade Federal de Sergipe, com especialização em Educação do Mundo Subdesenvolvido. Mestra em Memória Social e Documentação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dirigiu o Museu Histórico de Sergipe, o Museu do Homem Sergipano e o Museu Galdino Bicho, pertencente ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Atualmente é Professora do Curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe. 

Severino Vicente- Natural de Natal (RN). Professor. Pesquisador da Cultura Popular, ex-Presidente da Comissão Norte Riograndense de Folclore, Presidente da Comissão Nacional de Folclore (hoje). É autor de várias obras publicadas, destacando-se "A Cultura Popular e a Prática Pedagógica". Ao assumir a Comissão Nacional, tomou como compromisso o desenvolvimento das Comissões Estaduais como forma de reforçar a pesquisa e a salvaguarda da Cultura Popular e do Folclore.