Saúde de Aracaju realiza semana de palestra em construtora

Saúde
29/07/2015 15h49

A Saúde de Aracaju foi convidada pela Construtora CEMP a participar de uma semana de segurança no trabalho com o tema “Segurança no trabalho, deve ser um hábito e não obrigação”. Na tarde de terça-feira, 29, a enfermeira responsável pelo Programa Tuberculose,Tânia Santos, palestrou para cerca de 150 trabalhadores no canteiro de obra da construtora, onde explicou, preveniu e orientou os funcionários sobre o que é tuberculose, desmistificando o preconceito que muitos ainda têm a cerca da doença que, no século passado, era considerada uma doença fatal e sem cura.

Segundo Tânia Santos, a realidade hoje é bem diferente. “A tuberculose hoje é tratada em casa, todo mundo que apresenta tosse por mais de três semanas pode ir a uma das 43 unidades de saúde de nosso município para fazer o exame. O resultado, sendo positivo, o paciente já entra em tratamento, que normalmente dura cerca de seis meses, e ele fica totalmente curado. A tuberculose tem cura, basta fazer o tratamento correto que é disponibilizado gratuitamente em todas as nossas unidades de saúde”, informa.

Quem também palestrou foi o coordenador de campo do Programa de Combate a Dengue, Elielson Lima Rodrigues, que alertou os trabalhadores da importância de está sempre vigilante no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, que também transmite o Vírus Zika e a Chikungunya. “Todo canteiro de obras sempre fica alguns focos por causa dos depósitos. Na palestra orientamos os trabalhadores para que sejam sempre vigilantes nesse sentido de não permitir que acumule água parada em reservatórios, até uma tampinha de refrigerante pode ser criatório do mosquito, principalmente no clima em que estamos com chuvas intercaladas”, explicou. 

Doenças Sexualmente Transmissíveis

Hoje à tarde a palestra foi voltada para as DST/Aids, Sífilis e Hepatites Virais, com a referência técnica em Hepatites Virais, Marília Uchôa, onde os funcionários receberam insumos (camisinhas, camisinhas feminina e lubrificante) com panfletos explicativos sobre prevenção de doenças, já que estamos na Semana Mundial de Combate às Hepatites. “Abordamos o tema das Hepatites Virais explicando suas classificações e como podem ser transmitidas, incentivando a testagem, realizada em nossas unidades de saúde, pois sabemos que são doenças silenciosas”, relatou Marília.

As Hepatites Virais são causadas por vírus hepatotróficos (que têm preferência pelas células do fígado) e classificadas por letras do alfabeto (vírus A, vírus B, vírus C, vírus D e vírus E). A maioria das hepatites virais são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas. Quando apresentam sintomatologia, o paciente costuma demonstrar: fadiga, mal-estar, náuseas, dor abdominal, falta de apetite e icterícia (olhos e pele amarelados).

Marília Uchôa aproveitou o momento para falar também sobre a Sífilis Congênita. “Aproveitamos o momento onde estamos em um canteiro de obras, um local de muitos homens para falar sobre a Sífilis Congênita. A gente sabe que, na maioria das vezes, é a mulher pega do marido, e quando fica grávida, o marido não se trata e esse bebê acaba nascendo com Sífilis porque o pai não se tratou”, relatou. Durante o evento foi entregue a todos os funcionários um laçinho amarelo em solidariedade aos portadores de Hepatites Virais, além da entrega de panfletos educativos falando sobre as doenças que foram temas da palestra.

“A parceria da nossa construtora com a Secretária de Saúde foi muito importante, nossos funcionários ficaram sabendo como cuidar melhor da sua saúde, prevenir doenças, tirar dúvidas em um clima tranquilo numa linguagem acessível. Só temos que agradecer o apoio da Saúde de Aracaju”, agradeceu o Supervisor de Segurança do Trabalho da Cemp, Adriano Jesus dos Santos.