Semfas capacita novos cuidadores de serviços de acolhimento

Assistência Social e Cidadania
29/07/2015 17h28

Mais dezesseis cuidadores sociais irão trabalhar nos serviços de acolhimento da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). A coordenadoria de Proteção Social Especial do órgão promoveu capacitação para os novos cuidadores, nesta quarta-feira, 29, na sala de reuniões do Centro Administrativo Aloísio Campos.  O treinamento segue até amanhã, 30, e tem como objetivo trazer à tona a política de assistência social e as atribuições do cuidador nos abrigos e casas-lares da capital sergipana.

A gerente de serviços de alta complexidade, Vera Ana Rabelo, destacou a importância do cuidador no dia a dia de crianças, adolescentes, adultos e idosos que são acolhidos nos equipamentos sociais da Semfas. “Cuidar significa atenção, cautela, carinho, responsabilidade, precaução e dedicação. Por isso, o trabalho dos cuidadores sociais é tão importante. Porque eles devem cuidar respeitando as particularidades e necessidades da pessoa acolhida”, ressalta a gerente.

Na oportunidade, os coordenadores dos abrigos e casas-lares de Aracaju explanaram sobre cada equipamento. “O cuidador não deve apenas zelar pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene e educação da pessoa acolhida. Deve ser, principalmente, criativo e também dar o carinho quando necessário. Quando a criança precisa de afago, nós damos também”, revela a coordenadora do Abrigo Sorriso, serviço de acolhimento para crianças de 0 a 6 anos sob medida protetiva, Magna Mendonça.

A nova cuidadora Ana Raquel Barroso aguarda com expectativa o início do trabalho nos serviços de acolhimento. “Já trabalhei em abrigos de meninos e também de meninas. Gostava muito do que eu fazia. Estou feliz por ter passado no processo seletivo e na expectativa para entrar em um abrigo ou casa-lar da prefeitura de Aracaju.

Processo Seletivo

Em março, a Semfas publicou edital para contratação por tempo determinado de 62 cuidadores sociais. Na época, o Processo Seletivo pretendia preencher imediatamente todas as vagas e formar cadastro reserva para a função, mas dos 62 candidatos aprovados no processo, apenas 39 preencheram as vagas. Os 16 novos cuidadores completarão a equipe e terão jornada de oito horas diárias, caracterizando 40 horas semanais, que deverão ser cumpridas em escalas definidas pela Semfas.