Atividades marcam a volta às aulas na Rede Municipal

Educação
29/07/2015 17h18

A alegria em rever os colegas, professores e a saudade de aprender marcaram o início das aulas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Aracaju, nesta quarta-feira, 29 de julho. Na Emef Alencar Cardoso, localizada no bairro José Conrado, desde cedo o clima foi de festa. A magia da Tenda das Oficinas de contação de histórias, artes, jogos e pinturas, encantou os estudantes na volta às aulas.

A diretora da EMEF Alencar Cardoso, Cris Souza, falou da emoção de receber o alunato de forma interativa. "Mostrar que a escola é um mundo encantado e que o aluno também pode aprender de forma prazerosa e com atividades extraclasse é um dos nossos objetivos", conta.

A professora Cristiane Santana, falou da importância das atividades no primeiro dia de aula. "Além de desenvolver a criatividade, fazer com que eles se entrosem nos livros, o primeiro dia de aula é uma troca, eles contam o que eles fizeram nas férias e nós contamos junto com eles uma nova história", explica.

Já a aluna do 2º ano, Letícia Lima, disse que estava com saudades dos colegas e professores, e revelou a expectativa de se esforçar muito mais para aprender neste tempo, sem se preocupar com as notas no final do ano. "Gosto muito de estudar, e a leitura é a minha paixão. Aqui eu tenho uma motivação muito grande, principalmente da coordenadora que me incentiva a crescer", expõe.

Novas Ações

Para o segundo semestre letivo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) programou a realização de novos cursos para professores, a exemplo do Curso de Formação em Gestão Escolar além de outros de formação continuada. De acordo com o diretor de Educação Básica, uma das ações que promoveu uma melhor organização administrativa e pedagógica foi a execução do currículo único e do calendário unificado.

"Esse período de recesso escolar foi um momento importante para reunir todas as demandas e organizar melhor o calendário de atividades. Sentamos com os diretores e coordenadores pedagógicos com o intuito de traçar metas de elevação da qualidade do ensino. De 2013 para 2014, alinhamos o calendário das unidades de ensino, o que facilitou a comunicação com os gestores das escolas e facilitou o acesso aos programas colocados em prática voltados para a aprendizagem dos alunos", colocou Dênison Ventura.