Guardas Municipais de Aracaju são capacitados em técnicas de defesa pessoal

Guarda Municipal
29/07/2015 19h47

A política de valorização profissional da Prefeitura de Aracaju segue acontecendo, dessa vez na Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Desde o último dia 13, mais de 80 guardas municipais estão sendo capacitados em diversas áreas do conhecimento, inclusive, nas mais modernas técnicas de defesa pessoal.

Entre as técnicas empregadas estão as do jiu-jitsu, do judô e do aikido. As instruções estão sendo realizadas exclusivamente pelo corpo de instrutores do Centro de Treinamento da Guarda Municipal de Aracaju (CT-GMA), que na sua grande maioria é composta por integrantes da corporação.

De acordo com um dos instrutores, o guardião Fábio Fontes, o conhecimento adquirido durante o curso pode fazer toda a diferença durante a realização de abordagem e eventual imobilização de suspeito. "É fundamental que os operadores da segurança pública dominem as técnicas de imobilização, de condução e algemação para assegurar, inclusive a integridade daqueles que estão sofrendo a ação. As técnicas de defesa pessoal podem ser utilizadas nas mais diversas situações, inclusive em grandes eventos como é o caso do Forró Caju. Quando bem empregado evita em muitos casos o uso de uma arma letal", declara Fábio.

A capacitação realizada com os agentes da Guarda Municipal de Aracaju faz parte do curso de habilitação ao quadro de GM nível 2 e além de outros benefícios, garante aos aprovados um aumento salarial de 20%.