João Alves participa de almoço beneficente pela reforma da Catedral

Agência Aracaju de Notícias
30/07/2015 18h26

O empresário Luciano Barreto promoveu na tarde de hoje, 30, no Hotel Quality, um almoço beneficente com outros grandes nomes de empresários sergipanos para arrecadar doações para a Arquidiocese de Aracaju, em prol da Reforma da Catedral Metropolitana. O prefeito João Alves Filho e o vice José Carlos Machado fizeram questão de participar do evento.

O prefeito de Aracaju salientou que a Catedral não é só o templo principal dos católicos, mas é uma referência histórica para a arquitetura e para a história de Sergipe. "Entendo que é muito importante que nós restauremos totalmente esse patrimônio. Os parlamentares participaram, inclusive a senadora Maria do Carmo, e percebo que esse almoço foi muito bem pensado porque pessoas que não são parlamentares, também desejam participar da causa, que só trará benefícios à nossa Catedral. Sou católico e tenho uma consideração muito grande pelo nosso Arcebispo Dom Lessa, pelos sacerdotes e estou aqui com muita alegria e com muita honra".

O vice prefeito José Carlos Machado advertiu que foi um projeto criativo, pois segundo ele, a Catedral é um dos ícones do catolicismo em Sergipe, e que diante das dificuldades em que a igreja se encontra, foi de grande valia essa ideia de somar forças para o ato.  "Iremos nos reunir com os grandes comerciantes e empresários católicos de Aracaju, que estejam dispostos a colaborar para essa causa tão nobre. É uma obra de restauração e já estava na hora dessa parceria com a Arquidiocese de Aracaju, dar a solução definitiva para restaurar a beleza da Catedral Metropolitana".

Luciano Barreto destacou que o intuito foi reunir esforços para que essas doações sejam cada vez maiores, e que se permita que o monumento da religiosidade do povo de Aracaju não seja esquecido e permaneça com sua beleza, mas advertiu que é importante que possa ser restaurado acima de tudo, para a segurança das pessoas que frequentam o local.

O Arcebispo de Aracaju Dom José Palmeira Lessa destacou que essa restauração é de uma configuração clássica arquitetônica chamada Neogótico, e que é muito contemplado pelas pessoas que apreciam a arte. E disse ainda que por muitos séculos ela teve seus momentos de reforma, mas agora precisa de um restauro, para voltar a sua originalidade e beleza daquele período.

"Agradeço pela visão ampla de todos. Eles entenderam o grande valor que a Catedral representa como Patrimônio, pois é uma arte vista também por turistas nacionais e internacionais. Aquilo não se trata de uma igreja só para os católicos, se trata de um Patrimônio Cultural tombado pelo Estado, em via de tombamento pelo Governo Federal, podendo permanecer pelos séculos da história. Eles entenderam que o restauro tem um custo alto e que nós da igreja, não temos condições. O monumento é de todos", desabafou o arcebispo.