Hospital Nestor Piva terá novo modelo de gestão

Saúde
31/07/2015 09h49

No mês de agosto, o Hospital Municipal Nestor Piva (Zona Norte) sofrerá alterações, visando melhorar o atendimento à população. O novo modelo de gestão que será implantado foi apresentado pelo coordenador da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Renê Porto, e a Comissão de Qualidade formada pelas engenheiras de produção Roberta Santos, Tarciele Lima e Patrícia Andrade, ao secretário, em exercício, da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, ao consultor extraordinário Adalberto Canuto e às diretoras de Atenção à Saúde, Gildete Maria Ávila, e de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard.

Antes de traçar o novo modelo, que coloca o usuário em primeiro lugar e define valores a partir da visão do usuário, a Comissão de Qualidade fez o mapeamento da atual situação do Hospital Nestor Piva. “O novo modelo de gestão também será implantado no Hospital Municipal Fernando Franco, onde estamos concluindo este mesmo mapeamento”, explicou Renê Porto.

Seguindo o método Lean Healthcare - adotado com sucesso em por várias empresas e unidades hospitalares do mundo - que busca meios para eliminar os sete tipos de desperdícios mais comuns na área de saúde, desde processos desnecessários, passando por movimentação, estoque e espera, entre outros, a proposta é otimizar o fluxo do paciente, desde a sua chegada ao hospital até o recebimento da alta e/ou transferência. “Fizemos o cruzamento das informações coletados, a fim de mapear o fluxo de atendimento, quais os horários e os dias da semana com maior movimento, bem como os principais problemas existentes hoje na unidade”, disse o coordenador da Reue.

A partir do levantamento, a Comissão de Qualidade apresentou pontos que precisam ser revistos e aprimorados, visando ter um melhor acompanhamento do paciente dentro da unidade e ainda melhorar o controle do fluxo de material e medicamentos. “Com a aplicação desse novo modelo de gestão, haverá uma melhoria e ganho no atendimento feito pela equipe do hospital e principalmente para os pacientes”, explicou Roberta Santos.

A expectativa é que esse novo modelo de gestão seja implantado no Hospital da Zona Norte já a partir do mês de agosto e logo em seguida no Hospital Fernando Franco (Zona Sul). “O mapeamento envolve também o perfil do público que é atendido em cada uma das unidades hospitalares”, explicou Renê Porto.

O novo fluxo, que rever inclusive a disposição física dos diversos setores do hospital, vai otimizar o tempo de atendimento de cada paciente, trazendo inclusive economia no que é gasto atualmente para manter o Nestor Piva em pleno funcionamento. “O que for economizado, será investido em melhorias, visando sempre prestar uma melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde”, destacou o secretário Luciano Paz.