Palestrantes elogiam VII Seminário Nacional em Folclore

Cultura
31/07/2015 19h18

Cores, cantos e mitos. Durante três dias a cidade de Aracaju foi palco do maior encontro em folclore do país. Mais de 30 palestrantes de 12 estados, incluindo as regiões sul e sudeste, marcaram presença no evento que foi promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) em parceria com a Comissão Nacional de Folclore. O evento que tinha como objetivo estabelecer ações integradas entre as comissões, formulando projetos específicos destinados à valorização do patrimônio cultural popular conseguiu mais que isso.

Com todas as salas lotadas, o público sergipano mostrou seu amor pela própria cultura e o interesse em salvaguardar esse patrimônio tão importante. Segundo o presidente da Comissão Nacional de Folclore, Severino Vicente, diz que mesmo sabendo o potencial da cidade, tanto na cultura como no amor das pessoas pelo bem material e imaterial, a escolha pela capital sergipana surpreendeu toda a comissão.

“Todos os dias de Seminário foram positivos, pois ele foi realizado em um Estado que tem uma grande tradição, respeito, valorização e trabalho extenso no campo da cultura popular. O seminário trouxe vários estudiosos e pesquisadores de todo o Brasil, que deram sua contribuição para o aprendizado cultural e troca de informações. Aracaju se tornou um laboratório de disseminação da cultura brasileira e o seminário este ano teve esse sabor diferente, a certeza que o que foi realizado será propagado para sempre”, falou.

Dança, música, história, sabores, crenças e devoção dos quatro cantos do país compuseram os debates que foram o carro chefe de muita troca de informação e aprendizado nesses três dias. Os palestrantes fizeram uma avaliação do que aconteceu e de como foi participar do VII Seminário Nacional de Ações Integradas em Folclore. Para a professora goiana, Izabel Signoreli a Funcaju foi muito feliz em abrir as portas de sua cidade para receber o seminário. “Desde quando cheguei fui bem recebida, não deixou nada a deseja no quesito recepção. A estrutura do evento também é outro ponto a destacar, tudo bem equipado e bem planejado. A Funcaju está de parabéns e podemos dizer que foi um sucesso total” fala.

Lélia Nunes, que veio de Santa Catarina e falou sobre “A Cultura popular e a contribuição da diáspora”, parabeniza a presidente da Funcaju e o Prefeito João Alves Filho por promover e acima de tudo mobilizar todo o estado para participar do evento que é um marco. “Eu só tenho que  agradecer a professora Aglaé e a toda sua equipe por me receber tão bem desde a hora que coloquei os pés na cidade. Agradeço ao Prefeito João Alves por ter essa sensibilidade e entender que a cultura é algo de suma importância, e não somente isso, por  incentivá-la. Desejo que muitos outros encontros sejam realizados aqui”, diz. 

Além das apresentações do grupo Mamulengo de Cheiroso, Batucada Quebra Coco e do Barco de Fogo da cidade de Estância, representando o Prefeito João Alves Filho, o secretário Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Igor Leonardo Albuquerque foi homenageado com a entrega da Medalha Brasileira Folclórica Emérita pela Comissão Nacional de Folclore. A Medalha também foi entregue as professoras Beatriz Goes Dantas e Verônica Nunes.