USF Augusto Franco realiza roda de conversa sobre amamentação

Saúde
03/08/2015 16h38

Na manhã desta segunda-feira, 3, a Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco, localizada no conjunto Augusto Franco, realizou uma roda de conversa para as mães e gestantes atendidas, com o objetivo de falar sobre a importância da amamentação. Ao todo, 20 usuárias puderam tirar suas dúvidas sobre as vantagens que o leite materno traz para a sua saúde e a do seu bebê. Com o tema “Amamentar e Trabalhar – Vamos Fazer Funcionar”, a ação faz parte da programação do Dia Mundial da Amamentação, comemorado dia 1ª de agosto.

De acordo com a fonoaudióloga da unidade, Arlene Damasceno, a roda de conversa foi essencial para alertar as mães que o aleitamento materno é importante para o crescimento da criança, para o amadurecimento dos órgãos, além do desenvolvimento orofacial (que beneficia a linguagem). “Outra questão importante que explicamos a elas foi sobre o vínculo que a mãe tem com o bebê durante a amamentação. Ou seja, a relação afetiva da mãe com a criança é maior quando há amamentação”, explicou.

Além da fonoaudióloga, estiveram envolvidos na ação os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com a psicóloga Patrícia Helena, a fisioterapeuta Érika Vanessa, a enfermeira Telma e a farmacêutica Marcela Lobo.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente de Aracaju, Rita Bittencourt, a programação vai até o dia 7 de agosto. “Estamos sensibilizando todas as Unidades de Saúde para esta ação, que inclui palestras, distribuição de brindes e principalmente o “mamaço”, onde reunimos diversas mães para dar de mamar aos seus filhos. Este ano a campanha tem um tema que afirma ser possível a mulher amamentar e também trabalhar e as empresas devem apoiar esta causa”, destacou a coordenadora.

Nesta quarta feira, 5, haverá um mamaço na Unidade de Saúde da Família Manoel de Souza Pereira, localizada no Sol Nascente. Já na sexta-feira, 7, a mesma ação será realizada pela USF Elizabeth Pita, no bairro Santa Maria. O evento será realizado em frente a Igreja Kairós,rua B, nº 19.