Conferência discute consolidação do Sistema Único de Assistência Social

Assistência Social e Cidadania
03/08/2015 16h53

Na próxima quarta-feira, 5, a partir das 8h, acontece a abertura da X Conferência Municipal de Assistência Social (CMAS) no Auditório Padre Arnóbio, da Universidade Tiradentes, Campus Farolândia. O evento reunirá entidades governamentais, instituições privadas, socioassistenciais, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Aracaju com o intuito de debater o seguinte tema: ‘Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026’.

Segundo a presidente do CMAS e responsável pela organização da Conferência, Maria José Carvalho, os delegados devem discutir propostas que irão compor o Plano Decenal de Assistência Social do Município de Aracaju. O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto, das 8h às 17h.

“Também serão escolhidos, na ocasião, oito delegados que irão participar da Conferência Estadual, sendo quatro representantes governamentais e outros quatro que compõem a sociedade civil organizada”, afirma Maria José, lembrando que espera a participação ativa dos delegados eleitos nas pré-conferências a fim de que a meta seja cumprida de forma democrática.

Temáticas

Na oportunidade, os delegados serão divididos em cinco grupos para discussão das seguintes temáticas: I Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto Federativo; II Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS; III Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público,Universal,Republicano e Federativo; IV Qualificação do trabalho do SUAS na consolidação do pacto federativo; V  Assistência Social  é direito no âmbito do pacto federativo.

A Conferência terá ainda a presença do assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) , José Dirceu Galão Júnior, que irá proferir palestra sobre a consolidação do SUAS. Além disso, o conselheiro nacional da Assistência Social, Thiago Cabral, também será palestrante, na ocasião, com o tema: Avanços e Desafios no Controle Social. As palestras ocorrerão na próxima quarta, 5, durante a abertura oficial do evento.