Saúde de Aracaju inaugura mais um ponto da prevenção

Saúde
03/08/2015 18h15

O Programa Municipal de DST/AIDS da Saúde de Aracaju firmou parceria com mais uma empresa para instalar o Ponto da Prevenção, a antiga Rapidão Cometa, que agora se chama Fedex Brasil Logística e Transporte Ltda. Na tarde desta segunda-feira, 03, os funcionários receberam uma palestra educativa sobre prevenção de DST/Aids, Hepatites Virais e Sífilis Congênita, além da distribuição de camisinha masculina, feminina e panfletos educativos.

Segundo a referência técnica em Hepatites Virais e DST/Aids, Marília Uchôa, o Projeto Implantando a Prevenção no Trabalho tem rendido bons frutos, e esta já é a quarta empresa a aderir ao projeto. "O objetivo desse projeto é colocarmos dispensador com camisinhas ao lado do relógio de ponto em diversas empresas. O dispensador fica para a empresa enquanto a gente estiver atuando com o projeto, porém, cabe a empresa vim buscar os insumos mensalmente na Secretária de Saúde. A empresa ainda assina um termo de responsabilidade de que manterá os dispensadores sempre com preservativos. Lembrando que qualquer empresa pode aderir essa iniciativa, é só solicitar a Secretária", argumentou Marília.

A técnica ainda afirma que não tem limite de insumos. "A empresa deixa lá no dispensador, o funcionário pode pegar quantas camisinhas quiser, caso falte, é só a empresa solicitar mais. Esta iniciativa é importante porque acaba com as desculpas, a maioria trabalha numa carga horária de 40 horas por dia, às vezes não tem tempo de ir a uma unidade de saúde buscar a camisinha, por isso colocamos justamente no relógio de ponto para que fique bem visível e tenha total acesso. Então, quando ele sai da empresa, pega quantas camisinhas quiser a empresa não pode limitar quantas camisinhas o funcionário pode pegar, chamamos isso de desburocratização do acesso", destacou.

Além do dispensador, os banheiros da empresa (tanto masculino, quanto feminino) são adesivados com os símbolos do sexo masculino/feminino, que indicam o banheiro segurando a camisinha, para lembrar aos funcionários de não esquecer o uso do preservativo.

Ainda foi oferecida uma palestra sobre os cuidados e a prevenção sobre as doenças sexualmente transmissíveis, onde os funcionários tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o uso da camisinha, sobre como são transmitidas essas doenças, e sobre qual a maneira correta de abrir a camisinha, sem usar tesoura ou rasgar no dente, pois pode causar furo no preservativo.

A técnica em Segurança do Trabalho da empresa Fedex Brasil Logística e Transporte Ltda, Monise Santos, falou da importância dessa parceria entre a empresa e a Saúde de Aracaju. "Essa parceria é fundamental, pois traz conhecimento aos nossos funcionários, para que eles possam usar camisinha, possam se prevenir e não transmitir doenças sexualmente transmissíveis. A gente trabalha só com homens, por isso é fundamental essa palestra e ainda mais importante eles terem acesso aos preservativos diariamente. Essa parceria entre a empresa e a Saúde de Aracaju faz com que o funcionário não tenha desculpa para não se prevenir", relata.

Um dos funcionários que participou da palestra e prefere não ser identificado, relata que seu irmão é portador do vírus HIV e disse que palestras como essa e pontos de acesso com camisinhas de graça são fundamentais. "Meu irmão pegou Aids há uns 10 anos, na época foi muito difícil, ele tentou suicídio, foi horrível. Só o apoio da família e o tratamento que ele faz com psicólogo no Cemar do Siqueira Campos, que fez ele dar uma guinada na vida. Hoje, graças a Deus, ele está bem e fazendo o tratamento direitinho. Eu fiquei muito feliz quando soube que teria essa palestra, pois infelizmente o preconceito ainda é grande por causa da desinformação, saio dessa palestra com a alma lavada, pois a Dona Marília explicou que é possível viver com AIDS. É como um diabético que tem que cuidar sempre da sua saúde, está vigilante, tomar os remédios certinho e levar uma vida normal", relatou emocionado o funcionário.