Capacitação para agentes de saúde reforça o combate a sífilis congênita e mortalidade infantil

Saúde
04/08/2015 16h23

Os Programas Municipais de Saúde da Mulher, DST/Aids e Saúde da Criança, reuniram na manhã desta terça-feira, 4, dezenas de agentes comunitários de Saúde (ACS) para capacitá-los, além de reforçar suas funções no desenvolvimento das atividades na Rede Cegonha, uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila, o principal objetivo desse acolhimento pedagógico é contribuir para a melhoria de indicadores de saúde, a exemplo de índices como o da mortalidade infantil e da sífilis congênita. “Hoje os agentes estão sendo sensibilizados para intensificação da busca ativa de mulheres grávidas na região que eles atuam, como também convencê-las da importância do pré-natal, já que são eles que trabalham diretamente em contato social com a população”, destacou.

A referência técnica em Sífilis Congênita do Programa Municipal DST/Aids, Eloise Dias, afirma que a preocupação com os indicadores dos casos da doença em nosso município é uma preocupação constante. “Só este ano 38 casos já foram notificados, por isso temos intensificado ações educativas e busca ativa dos casos, com a realização do projeto Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, buscando a redução dos números de pacientes infectados, como também a minimização das complicações, alcançada com a identificação precoce”, pontuou.

A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Rita Bittencourt, explica que o engajamento dos três programas é fundamental para alcançar resultados positivos. “Buscamos a redução dos casos de doença de transmissão vertical, que é aquela transmitida da mãe para o bebê. Logo, isso interfere diretamente nas ações desenvolvidas pelo Programa de Saúde da mulher que, reforçando as ações de conscientização da importância do pré-natal, teremos a redução do número de mortalidade infantil”, ressaltou.