Alunos de escolas da rede municipal são alertados dos perigos das drogas

Educação
04/08/2015 17h30

Os alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino de Aracaju acompanharam na manhã desta terça-feira, 4, a apresentação teatral que teve como tema "Viagens Perigosas - Diga Não às Drogas". O evento, que aconteceu no Teatro Antônio Vieira da Silva (anexo a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Vargas), faz parte do Projeto Ciência Divertida.

A professora Lenalda Gomes dos Santos, da Coordenadoria de Políticas Educacionais para Diversidade (Coped) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), disse que esse tipo de apresentação teatral é desenvolvido em parceria com a VR Projetos, entidade que desenvolve a promoção do ser humano como cidadão, valorização cultural e a conservação do meio ambiente, por meio da Ciência Divertida.

"Nos foi apresentado uma série de temas e nós escolhemos a questão das drogas, porque é um assunto recorrente que tem afetado cada vez mais não só as crianças e adolescentes, mas principalmente as famílias em todo o mundo", justificou.

Ela destacou que a peça teatral teve como público-alvo nesta manhã, os alunos das EMEFs Carvalho Neto, José Airton Andrade, Tancredo Neves e Florentino Menezes. O público da tarde foram os estudantes das escolas Antônio Valença, Dr. José Augusto Savazine e Hermes Fontes. Esta iniciativa conta também com o apoio da Coordenadoria de Arte Educação (Coarte) da Semed.

O diretor geral da VR Projetos, Julio Martínez, informou que o Projeto Teatro Viajante Ciência Divertida conta com o apoio do Ministério da Cultura e tem como intuito abordar temas para os estudantes buscando a sustentabilidade por meio do teatro. "Para as crianças, esse tipo de teatro é algo inteiramente lúdico e da forma mais simples", observou.

Julio Martínez salientou ainda, que a participação dos alunos nesse tipo de iniciativa é vital para a aprendizagem. Os espetáculos tiveram início na última segunda-feira, 3, e prosseguirão, também, nas unidades de ensino até o próximo dia 21 de agosto. Quando deverão ocorrer 60 apresentações. Nesta quarta-feira, 5, a peça será encenada na EMEF Santa Rita de Cássia.