Prefeitura apoia Feira da Saúde no Mercado Municipal Vereador Milton Santos

Serviços Urbanos
17/08/2015 10h06

O dia foi diferente para quem passou pelo Mercado Municipal Vereador Milton Santos. Muitas pessoas colocaram a saúde em dia por conta da Feira de Saúde promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em parceira com a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). A ação seguiu até do meio dia deste domingo, 16.

Com a expectativa de atender mais de 200 pessoas durante a feira, foram ofertados à população serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, controle do colesterol, capacidade pulmonar, medição de gordura corporal, cuidado bucal e palestra sobre saúde, todos de forma gratuita.   

"O objetivo é prestar um serviço à comunidade, haja vista que a necessidade é grande, das pessoas, de uma forma geral, no quesito saúde. Então esses profissionais de forma voluntária estão ofertando a todos esses serviços", explica o coordenador da ação Pastor Josimar Santos.

O pastor ainda afirma que a o apoio logístico da Emsurb foi fundamental. "A direção do mercado nos cedeu o espaço, para que a ação pudesse ser feita. Então é um dos itens principais, pois para que a ação seja feita tem que ter o espaço. O fato da prefeitura ceder esse espaço é muito positivo, pois a logística teve que ser alterada por conta da ação e foi um apoio que ajudou muito" ressalta.  

Para o coordenador do Mercado Vereador Milton Santos, Antonio Gomes, foi a primeira vez de muitas outras que ações como essa no local. "Primeira vez dessa ação aqui no mercado de vários que vamos ter. Achei importante essa ação, pois ela abrange a população do bairro e adjacências para saber sobre a saúde. Cedi o espaço com o apoio da PMA e já falei a eles que as portas estão abertas", declara.

Uma ação que foi aprovada

A professora Márcia Martins se surpreendeu com a ação e soube de informações da sua saúde. "Maravilhosa a ação e foi surpreendente chegar à feira e ter esse atendimento. Foi muito bom, inclusive tiveram coisas que eu descobri aqui hoje que não sabia como estava em relação a minha saúde", diz.

O funcionário público Ilzo Ferreira, avalia que foi uma oportunidade de se consultar, pois não tem tempo durante a semana. "Toda ação social é bem vinda, principalmente no quesito saúde. Muitas vezes não podemos ir ao médico durante a semana e ter esse atendimento é bom".

Já a feirante Aline Andrade afirma que é sempre bom ter esses sérvios ainda mais na feira, pois é sempre bom saber da situação da pressão e outras coisas. "Achei muito bom, pois todo mudo esta tirando a pressão e está fazendo alguma coisa que não tem tempo de fazer nos postos de saúde. Achei legal a pessoa vim trabalhar na feira e ter uma equipe com esses serviços e trabalhando em favor da população", fala.  

Projeto Social Impacto Esperança

É um projeto que já existe a alguns anos, através da Igreja Adventista, no território nacional e aqui no nosso estado vem sendo realizando desde o ano passado e foi à vez do Augusto Franco. "Escolhemos a feira por conta do fluxo de pessoas, hoje é domingo e o dia da feira principal aqui nesse mercado", conclui Josimar Rios.