Aperfeiçoamento em Doces e Salgados aprimora aprendizado no setor gastronômico

Formação para o Trabalho
18/08/2015 17h09

Ensinar uma ocupação que gere renda complementar aos aracajuanos. Este é o lema dos cursos livres ofertados pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). Um destes cursos é o de Doces e Salgados (40h), encerrado na manhã desta terça-feira, 18, no Centro de Inclusão Produtiva, localizado no bairro José Conrado de Araújo.

De acordo com a instrutora do curso, Elenilde da Cruz, as alunas aprenderam a produzir as iguarias mais vendidas e procuradas no mercado de festas. A turma foi avaliada através da participação em sala de aula e por meio da execução de algumas receitas. "Elas assimilaram direitinho tudo o que foi passado. O que eu faço, faço com amor, então procuro passar um pouquinho disso para elas", garante a instrutora, que também já foi aluna da Fundat e incentiva as participantes a buscarem mais conhecimento nesta área. "Procurem novos cursos, tenham dedicação e treinem em casa", encoraja Elenilde.

Atividade lucrativa

Assim que a aluna Luana Santana, de 22 anos, iniciou o aprendizado em doces e salgados, ela passou a praticar em casa e a divulgar entre os familiares e vizinhos. Não demorou muito e as encomendas começaram a chegar. "Pensei que não ia aprender nada, cheguei do zero. Esse pouco tempo deu para aprender bastante", diz Luana, que pretende continuar se aperfeiçoando. "Queria ter uma forma de renda. Agora que conheci a Fundat, vou fazer o [curso] de Bolos e Tortas e ficar nesse ramo mesmo", almeja a jovem.

A aluna Vera Lúcia Pereira, de 46 anos, já trabalhava com encomendas de bolos, mas decidiu participar do curso a fim de complementar os conhecimentos que possuía no segmento. "Quando as pessoas encomendam bolo, elas pedem doces e salgados", explica Vera, que se sente realizada com os ensinamentos adquiridos. "A gente acaba aprendendo muitas coisas, não só o que está na apostila, mas as dicas da professora", afirma a participante, que deseja seguir em frente na ocupação. "Todos os cursos que acontecerem eu quero estar lá. De cada curso a gente tira um proveito", avalia.

Antes de o curso finalizar, a dona de casa, Maria Ivone Fontes, de 42 anos, tornou-se fornecedora de doces e salgados em uma lanchonete. Além disso, a aluna também comercializa os produtos na própria residência, e espera que o negócio prospere. "Espero que melhore bastante, pretendo ter encomendas para trabalhar em casa", ressalta a aluna.