Cerca de 400 idosos participam de conferência realizada em Aracaju

Assistência Social e Cidadania
19/08/2015 16h43

Os idosos são, de fato, os protagonistas da I Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Aracaju, que teve sua abertura realizada no palco do Teatro Tobias Barreto, na última terça-feira, e seguiu com programação, desde o início da manhã de hoje, 19, no auditório do Clube do Banese. Em pauta, a discussão de eixos temáticos e construção de propostas para melhorar a qualidade de vida na Terceira Idade.

 Para a presidente do Conselho Municipal da Terceira Idade (CMTI), Maria José Matos, essa é uma oportunidade de melhorar as políticas públicas para o idoso, já que o evento tem como tema o ‘Protagonismo da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades'.  

"Finalmente, conseguimos fazer a primeira Conferência Municipal do Idoso em Aracaju e me sinto feliz porque, durante as pré-conferências, fui abraçada e bem recebida em diversas comunidades. Hoje, estamos com o teatro cheio com quase 400 idosos. Quero que, juntos, possamos lutar por melhores políticas para o idoso", afirmou Maria José.

Protagonismo

Na abertura do evento, os idosos já mostraram seu protagonismo durante a apresentação do Coral Nova Vida, grupo fundado em 1985 na unidade do SESC-SE que atua na valorização do idoso. Em seu repertório, músicas que passam pelo popular, folclore e erudito, contemplando até mesmo o Hino Nacional Brasileiro.

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, que fez parte da mesa de abertura, ficou encantada com o grupo de idosos do Coral Nova Vida. "Eu me emocionei, dancei e cantei com vocês que foram e são nossos protagonistas. Só quem faz de coração, apresenta-se assim e emociona", afirmou a secretária, ressaltando que quando se fala em protagonismo e empoderamento, fala-se no domínio da própria vida e no exercício da cidadania.

A secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, aproveitou a oportunidade para ressaltar que se soma à luta por políticas públicas melhores para o idoso. "Somos idosos. Estamos juntos e misturados e temos sim que nos unir por políticas públicas que melhorem nossa qualidade de vida e essa conferência é um espaço importante para isso. É papel do Conselho e do Ministério Público cobrar a nós, gestores", disse a secretária.

Promovida pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), e pelo Conselho Municipal da Terceira Idade (CMTI), a conferência teve palestra magna proferida pelo Secretário do Estado da Cultura, Elber Batalha Filho, autor da Lei  nº 3. 772/2010 que cria procedimentos de notificação compulsória de violência contra pessoas idosas no município de Aracaju.

"O idoso tem que querer participar dos processos, como nesta conferência. Enquanto estiverem bem fisicamente e com disposição, o idoso deve efetivar seus direitos. Hoje, nós temos mais de 20 milhões de idosos no Brasil (as mulheres são maioria) e a urbanização colaborou para isso, assim como a melhora no acesso aos serviços públicos, principalmente à saúde e à assistência social", concluiu Elber.