Alimentação isenta de agrotóxicos e contaminantes é tema de conferência

Assistência Social e Cidadania
19/08/2015 17h45

A segunda edição da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional aconteceu, nesta quarta-feira, 19, no auditório do Sebrae-SE. O evento teve como objetivo articular e mobilizar a população sobre a importância da política de segurança alimentar em Aracaju, além de propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento.

Com o tema ‘Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar’, a conferência reuniu a sociedade civil, instituições, nutricionistas, estudantes de nutrição e representantes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Vigilância Sanitária e outros órgãos.

“Nesta conferência, queremos reforçar a necessidade de colocar comida adequada e acessível para a população. Esse tema remete a uma alimentação diversificada e orgânica, isenta de agrotóxicos e contaminantes”, afirmou a presidente do Consea em Aracaju, Joelma Barros, destacando que o Conselho está sendo reestruturado para aprimorar o trabalho já realizado.

Abertura

 De acordo com a doutora em ciências e mestre em Saúde Pública da Universidade Federal de Sergipe, Sílvia Voci, palestrante do evento, a realização da conferência de segurança alimentar é de extrema importância para os aracajuanos. “É muito gratificante participar desse processo de construção de propostas, a partir das demandas da comunidade. É importante essa representatividade, ouvir cada município para levar propostas condizentes com a realidade”, comenta.

Compondo a mesa de abertura, a presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Gláucia Guerra, ressaltou o trabalho realizado no órgão com foco na segurança alimentar e nutricional.

“Temos trabalhado para contribuir com a política de segurança alimentar, promovendo um trabalho em conjunto com diversos órgãos, como a Vigilância Sanitária, qualificando os ambulantes de Aracaju. Neste caso, ganha os profissionais com a qualificação e também a comunidade”, disse Gláucia.

A assessora para assuntos governamentais, Josilda Monteiro, representante da Semfas na solenidade, destacou o empenho da Prefeitura de Aracaju na realização das conferências e agradeceu à equipe da Estação Cidadania (Casa dos Conselhos Municipais) pelo comprometimento. “Nós nos empenhamos para fazer essas conferências que são espaços importantes de discussão de políticas públicas. Hoje, a Conferência de Segurança Alimentar é memorável pelo compromisso de toda a equipe”, enfatizou.

Promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria da Família e da Assistência Social (Semfas), e pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea), a Conferência de Segurança Alimentar fecha um ciclo de eventos de caráter deliberativo patrocinados pela PMA, em parceria com os seis conselhos municipais, com a finalidade de debater e avaliar políticas públicas, consolidando e ampliando direitos.