Fundat, SMS e UFS discutem Projeto de Humanização do Atendimento

Formação para o Trabalho
20/08/2015 16h03

Membros da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 20, para discutir sobre o Projeto de Humanização do Atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Aracaju. Dentre as atividades propostas para a ação, está prevista a realização de cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional para gestores, servidores e usuários da área de saúde, a serem disponibilizados pela Fundat.

A parceria entre as três instituições tem o objetivo de promover um atendimento focado na ética profissional, no respeito ao próximo, no sentimento de solidariedade e de responsabilidade e, especialmente, no diálogo com todos os atores envolvidos. O Projeto de Humanização propõe a oferta de cursos de Relações Interpessoais, Gerenciamento de Conflito, Chefia e Liderança, entre outros que venham a ser indicados pelos envolvidos no processo.

"Estou muito entusiasmada com esse projeto. Eu quero agradecer ao pessoal parceiro da UFS, que está agregando valor ao município, e a toda equipe da Secretaria da Saúde", destaca a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, enfatizando a necessidade de um planejamento conjunto. "Faremos todo o diagnóstico necessário para que as ações sejam bem articuladas".

A fim de aproximar o ensino universitário do âmbito social, a UFS buscará integrar os alunos dos cursos de graduação e residência das diversas áreas da saúde. "A ideia é um sinergismo de esforços entre a nossa potencialidade acadêmica e o potencial do serviço público", explica o Prof. Dr. Wellington Barros, do Departamento de Farmácia da UFS. A identificação das unidades onde serão desenvolvidos os trabalhos de humanização ficará por conta da SMS.