Escola da Rede Municipal desenvolve projeto sobre folclore

Educação
21/08/2015 12h55

Resgatando a cultura popular brasileira, a Escola Municipal do Ensino Fundamental Professora Rachel Cortes Rollembergue, localizada no bairro José Conrado de Araújo, realizou na manhã desta sexta-feira, 21, a culminância do Projeto "Nosso Folclore, Nossas Raízes" com apresentações de cirandas, reisado, capoeira e musicais em homenagem ao folclore.

De acordo com diretora, Josabet Boaventura, o projeto permitiu que os alunos conhecessem um pouco mais sobre a sua cultura. "Todas as disciplinas trabalharam o tema de diversas maneiras, o que possibilitou maior participação dos alunos na escola. E neste ano, nos preocupamos em difundir com grande afinco este projeto, evidenciando a conservação desse ato histórico-cultural que retrata a identidade social do povo brasileiro, passada de geração a geração", explicou.

A professora, Elizabete Poderoso, disse que o estudo sobre os costumes e tradições populares vêm sendo enfatizado na escola durante o mês de agosto, a partir de leituras de texto e pesquisas, os alunos conheceram, um pouco mais, da história brasileira e as apresentações culturais é a concretização dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula. "Despertar esta informação faz com que todos os alunos participem da atividade extraclasse, movendo as comemorações em torno das manifestações folclóricas", afirmou.

O aluno João Victor, ressalta que a atividade destinada aos alunos da escola é muito importante. "A importância de conhecer o passado da gente, contribui para com o nosso saber. Eu acho muito interessante está aprendendo a história do folclore", conta.